Página Inicial / Notícias / Recordações do Vinde e Vede

Recordações do Vinde e Vede

Danilo Gabriel nasceu há quatro anos durante o maior evento católico de Mato Grosso. A mãe dele, que à época tinha apenas 14 anos, entrou em trabalho de parto durante a 22ª edição do Vinde e Vede, tradicional encontro religioso realizado anualmente durante o período de Carnaval em Cuiabá. Hoje, Danilo Gabriel vive com a avó no bairro CPA 4, na capital, e revela ter um sonho: ser padre.
O menino leva uma vida normal, apesar de ser lembrado como a criança que nasceu no Vinde e Vede. Ao G1, a avó dele, Marilene Cunha, disse que o garoto é visto como sinal de Deus na vida da família, em meio a tantos problemas. "No começo, a casa vivia cheia, todo mundo queria vê-lo. Hoje, as pessoas ainda se lembram dele, que conversa com todos", contou.
Ela ainda lembrou que o garoto nasceu justamente no dia que a igreja católica lançava a Campanha da Fraternidade com o tema ‘Defesa da vida’. A família conta que o garoto é diferente das outras crianças com quem convive. "Ele já falou que quer ser padre. Acho que Deus o escolheu para algo especial. Ele tem um dom", relatou a avó. O menino fica com a família de manhã e vai à escola pela parte da tarde.
No dia 3 de fevereiro de 2008, a mãe de Danilo, Ana Paula, grávida de nove meses, tinha ido participar do Vinde e Vede no antigo estádio Governador José Fragelli, conhecido como Verdão. A estrutura foi demolida para a construção da Arena Pantanal, que vai sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014.
Segundo a família, no começo daquela tarde a jovem sentiu fortes dores e foi socorrida em uma ambulância, enquanto entrava em trabalho de parto. "Eu estava trabalhando quando me ligaram. Fui correndo", disse Marilene.
A criança nasceu com 3,255kg dentro da ambulância, a caminho do hospital. No outro dia, Danilo foi apresentado à multidão que estava presente no estádio pelo atual arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Santos.
De acordo com a avó, desde pequeno o garoto demonstra uma fé e devoção especial. "Ele ama Nossa Senhora e Jesus Cristo. Dá beijo nas imagens e as respeita. Faz sinal da cruz na testa e me acompanha nas missas", completou a avó.
Neste ano, é a terceira vez que Danilo participa da festa católica. Ele e a avó vão trabalhar como voluntários na venda de sorvetes durante o evento.
Vinde e Vede
A 26ª edição do Vinde e Vede será realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro no Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Segundo os organizadores, são esperadas mais de 30 mil pessoas por dia participando das diversas atividades, que reúnem todas as paróquias e comunidades católicas de Mato Grosso. A entrada é gratuita.
Na programação estão previstas palestras, missas e apresentações musicais. Haverá também lojas de artigos religiosos e pontos de venda de alimentos. O evento começa neste sábado (18) com o Micarecristo, um carnaval para jovens. Serão mais de 10 horas de músicas, shows, orações e atividades voltadas para jovens.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …