Página Inicial / Jornada Mundial da Juventude 2013 / Carta de Final de Ano e Projetos para 2013

Carta de Final de Ano e Projetos para 2013

Carta de Final de Ano e Projetos para 2013 – ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ-MT

Pe. Fábio Oliveira e + Dom Milton Santos

25 de novembro de 2012, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo
Queridos jovens,
O ano de 2012 está chegando ao fim! Quantas lembranças dos muitos e marcantes momentos históricos que vivemos juntos. Momentos esses que, certamente, se recusarão a sair de nossa memória, pois neles experimentamos a verdadeira felicidade de ser de Deus.
A Arquidiocese de Cuiabá viveu um verdadeiro kairós neste ano. Dos vários acontecimentos, que reforçaram nossa aliança com Jesus, nosso Rei e Senhor, podemos citar: os 20 mil jovens que foram embalados pelo ritmo animado do Micarecristo 2012 na primeira noite do Vinde e Vede; a Campanha Bote Fé na Vida que envolveu aproximadamente 600 Missionários que, em todas as sextas-feiras do mês de junho, visitaram os colégios de Cuiabá e Várzea Grande, levando a Palavra de Deus a aproximadamente 20 mil jovens; e a Acolhida da Cruz do Ano Santo da Redenção e do Ícone de Nossa Senhora.

Certamente o ponto alto de 2012 se deu nos dias 7, 8 e 9 de julho, durante a acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. É simplesmente impossível não nos emocionarmos com as lembranças daquela manhã fria de domingo, quando uma multidão de 25 mil católicos ostentava com amor e coragem o símbolo maior do cristianismo nas ruas de nossa capital. E, ainda, os 60 mil que se reuniram para celebrar o Bote Fé Cuiabá no Memorial Papa João Paulo II.
Certamente o cansaço atingiu muitos de nós, mas a alegria, que é fruto da santidade, servia de recompensa e consolo e nos motivava a irmos mais longe. De fato, somente no Céu poderemos compreender tudo o que fizemos e vivemos, poderemos calcular o lucro de nossa Aventura Espiritual. Até por que, como bem frisou o Papa Bento XVI, nisso se encontra o sentido de todo o nosso esforço: “está em jogo a salvação da humanidade, a salvação de cada um de nós” (Mensagem para a JMJ Rio 2013). Realmente, a Lei Suprema da Igreja é a Salvação das Almas – “Lex Supremum Salus Animarum Est”.
E é pensando nisso que devemos continuar avançando, assim como disse o Jovem de Assis: “Vamos recomeçar, pois pouco ou nada fizemos”. Realmente, nada fizemos… e ainda… somos apenas “servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10)! Como 2012 foi bom, melhor ainda será o ano de 2013. É claro que com muita oração e esforço! O ano que se inicia foi proclamado pelo Santo Padre como o “Ano da Fé”, e por isso nos desafia a mantermos o nosso ritmo missionário, pois “os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.” (Dn 12,3). Por isso, queridos jovens, motivado pelas palavras do Papa Bento XVI – “Gostaria que cada um de vós se perguntasse: Alguma vez tive a coragem de propor o Batismo a jovens que ainda não o receberam? Convidei alguém a seguir um caminho de descoberta da fé cristã? Queridos amigos, não tenhais medo de propor aos jovens da vossa idade o encontro com Cristo. Invocai o Espírito Santo: Ele vos guiará para entrardes sempre mais no conhecimento e no amor de Cristo, e vos tornará criativos na transmissão do Evangelho.” – convido-os a se prepararem particularmente para a Missão que nos aguarda. E os três pilares para isso, conforme nos orienta o nosso Papa, além de colocarem-se à escuta da Palavra de Deus, são: Santa Missa Dominical e, se possível, diária; Confissão Sacramental frequente; e Adoração Eucarística.
De maneira prática, peço, sobretudo que reservem as seguintes datas em suas agendas, abstendo-se de assumirem outros compromissos, a fim de que possamos reunir o maior número de Movimentos, Grupos de Jovens, Pastorais Juvenis e Jovens em Geral em nossas Missões, e que os mesmos possam dar o contributo pessoal para a evangelização de tantos outros jovens que, assim como nós, são também sedentos de Deus:
09 de fevereiro de 2013: Micarecristo 2013;
3, 10, 17, 24 e 29 de maio de 2013: Bote Fé na Vida 2013 (Missão nas Escolas)
15 a 21 de julho de 2013: Semana Missionária Cuiabá.
Obs.: Todas as informações, tais como: material de preparação, divulgação, inscrições para os eventos acima elencados estarão disponíveis no site: http://www.prejmjcuiaba.com.br/  Ajudem a divulgá-lo!
Agradecendo a Deus por tudo o que nos proporcionou em 2012, e aos milhares de jovens dos nossos Movimentos que incansavelmente se doaram pela Salvação das Almas, e, sobretudo Confiando todos os nossos planos à Nossa Senhora, Mãe da Nova Evangelização, de dentro do Refúgio seguro do seu Coração Imaculado, despeço-me desejando a todos um Feliz e Santo Natal e os votos de um excelente 2013. Deus abençoe!
Em Jesus e Maria
+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

gif maker

Dezessete peregrinos italianos em Cuiabá