Página Inicial / Notícias / Cátedra Romana – Santo Padre Papa Francisco

Cátedra Romana – Santo Padre Papa Francisco

Sumo Pontífice Santo Padre Papa Francisco toma posse como Bispo de Roma.
A chamada ‘incatedratio’ na ‘cátedra romana’, no início da celebração marcada para as 17h30 (11h30 horário de Cuiabá-MT) sublinha a ligação do Papa à Diocese de Roma, de que é bispo, e o poder de ensinamento da sua figura.
 A celebração vai começar junto à porta da basílica, onde o Papa beija a cruz, seguindo para a cadeira de presidência, da qual toma posse depois de uma saudação do cardeal vigário para a diocese da capital italiana, D. Agostino Vallini.
Uma representação da Diocese de Roma presta posteriormente a sua obediência a Francisco: o cardeal Vallini, membros do clero, religiosos e religiosas, uma família (pai, mãe e quatro filhos) e dois leigos.
A cátedra (de onde deriva a palavra catedral), embora signifique materialmente trono ou cadeira episcopal, é uma palavra utilizada em Teologia como símbolo da autoridade, atribuída em especial à sede de Roma, que preside sobre todas as outras Igrejas locais na comunidade católica.
Confira algumas fotos,clique aqui

A Basílica de São João de Latrão, construída pelo imperador Constantino, é a mais antiga das quatro basílicas papais de Roma: a sua consagração, em 320, é celebrada anualmente no calendário litúrgico da Igreja a 9 de novembro.
Na última década do século XVII a basílica, restaurada por Inocêncio X sob a direção do arquiteto Borromini (1646-50), adquiriu a sua configuração atual, com uma fachada de 1700 desenhada por Alexandro Galilei, com cinco portas, uma para cada nave; a porta da direita é a Porta Santa que se abre nos anos jubilares.
Antes da missa, o Papa vai descerrar uma placa que dedica a João Paulo II (1920-2005) a praça que se situa diante da Basílica de São João de Latrão.
Fonte : http://www.agencia.ecclesia.pt/

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …