Página Inicial / Notícias / Reunião dos assessores da CNBB

Reunião dos assessores da CNBB

Teve início, na manhã de segunda-feira, 6 de maio, a reunião dos assessores da CNBB. O tema discutido hoje se refere aos encaminhamentos do trabalho de levar adiante a reflexão sobre o tema central da 51ª. Assembleia: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
O encontro dos assessores é realizado mensalmente e serve como ocasião para o aprofundamento conjunto dos grandes compromissos da Igreja no Brasil. Esta semana, uma pauta extensa de assuntos será tratada até a tarde de terça-feira, 7 de maio. Padre Rafael Fornasier, secretário da Comissão Episcopal responsável pelo tema central da última assembleia geral dos bispos, retomou os encaminhamentos dados e abriu um espaço para a partilha dos outros assessores a respeito das últimas iniciativas de estudo e debate sobre o texto de trabalho.
Os bispos, em Aparecida, definiram que o texto sobre as paróquias voltaria aos regionais, as dioceses e as paróquias para ser novamente lido e aperfeiçoado. Os assessores da CNBB já começaram a colaborar com essa base na retomada do tema. Pe Décio Walker, da Comissão Episcopal Pastoral para a dimensão Bíblico Catequética, Ir. Maria Eugenia, da Comissão para Cultura e Educação, padre Sidnei Ferreira da Missão Continental, padre Nelito Dornelas e padre Ari dos Reis da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Waldimir Porreca da Comissão para Vida e Família, Fr. Faustino Paludo da Comissão para a Liturgia, Monsenhor Antonio Luiz Catelan da Comissão para Doutrina da Fé, Irmã Élide Fogolari da Comissão para a Comunicação, padre Carlos Sávio da Comissão para a Juventude, padre Geraldo Martins da assessoria de Política e padre Deusmar Jesus da Silva da Comissão para os Ministérios ordenados tomaram a palavra durante o debate que ainda contou com a participação do subsecretário de Pastoral, padre Francisco de Assis Wloch e as considerações de dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência.
Entre as contribuições dadas pelos assessores na conversa desta manhã estão as seguintes constatações: o tema central está despertando interesse de todas as dioceses do Brasil; vários regionais já estão promovendo estudos; é preciso dar unidade ao método de estudo sobre o tema para que sejam evitadas a defesa de ideias pessoais sem fundamento no objetivo comum e a perda de tempo; o grupo dos assessores poderia avançar no conhecimento aprofundado sobre texto para oferecer uma ajuda mais consistente de modo a colaborar como subsídio para os estudos nas comunidades.
Dom Leonardo destacou que o tema é vital: “É a vida concreta da Igreja, do ser cristão”. E ainda observou que “não será um documento que vai mudar a Igreja, mas vai abrir caminhos e horizontes. Vamos ter um texto enriquecido que, expresse a vida     das comunidades e favoreça a caminhada das Igrejas Particulares que têm saudáveis autonomias”. Padre Rafael Fornasier lembrou que todo movimento de análise e discussão do texto de trabalho sobre as paróquias deve desembocar no envio das contribuições para a CNBB até o dia 15 de outubro para que a Comissão possa acolher essas contribuições no texto que será novamente enviado para os bispos que poderão fazer propostas de emendas antes da votação na próxima assembleia geral em 2014.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …