Página Inicial / Notícias / Solenidade de Pentecostes

Solenidade de Pentecostes

“VINDE, ESPÍRITO DIVINO, E ENCHEI COM VOSSOS DONS OS CORAÇÕES DOS FIÉIS”
Essa solenidade para nós é um marco do qual vemos o surgimento da Igreja que é sustentada e animada pelo Dom e pela Força do Espírito Santo. A palavra Pentecostes vem do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemoramos nesta solenidade o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho” (Jo 15, 26-27). Dessa maneira, o Espírito foi enviado sobre os Apóstolos e Cristo está presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.

A origem de Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Ex 23, 14), dia de alegria e ação de graças, na verdade uma festa completamente agrária. Nesta festa, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se a festa da renovação da Aliança no Sinai (Ex 19, 1-16). No Novo Testamento, Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os Apóstolos, juntamente com Maria, Mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos. Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
È justamente diante dessa missão que a Igreja tem de continuar a levar a mensagem do Evangelho a todos os Povos, Raças e Línguas. Como um dos meios para promover a missão, temos o projeto da “Missão Continental”. Esse projeto da grande Missão foi lançado oficialmente, em nível continental, no encerramento do 3º Congresso Americano e o 8º Congresso Latino-Americano,em Quito, Equador no dia 17 de agosto de 2008.  Na ocasião, representantes das diversas Conferências Episcopais do continente receberam do arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, uma Bíblia e a Capelinha (Tríptico) do Cristo da Missão, dois símbolos em cada país. A Comissão para a Missão Coninental no Brasil elaborou o projeto que foi apresentado aos bispos reunidos na 47a Assembléia Geral da CNBB em Itaici- Indaiatuba, SP, de 22 de abril a 01 e maio de 2009.
O projeto "o Brasil na Missão Continental" está em plena comunhão com todas as Igrejas particulares da América Latina e do Caribe e tem por objetivo "abrir-se ao impulso do Espírito Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de Missão, para a Vida plena". Proporcionar a experiência do discipulado, no encontro com Cristo; promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral do discípulo missionário; repensar as estruturas de nossa Ação Evangelizadora para um compromisso de ir e atingir a quem normalmente não atingimos; favorecer o acesso de todos, a partir dos pobres, à "atrativa oferta da vida mais digna em Cristo" (cf.DA 361); aprofundar a Missão como serviço à humanidade; e discernir os sinais do Espírito Santo na vida das pessoas e na história, são alguns dos objetivos específicos do projeto.
 Nesse sentido a Missão Continental se torna um grande projeto de Animação Missionária que desperta os cristãos, discípulos missionários no continente para a missão Ad Gentes, Ad Extra.  A missão Ad Gentes é parte constitutiva da própria natureza da Igreja.
Portanto, dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente. Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.

O Papa: as virtudes teologais são o grande antídoto para a autossuficiência

Francisco disse na Audiência Geral que “no caminho rumo à plenitude da vida, que pertence …