Página Inicial / Notícias / Comissão Nacional dos Diáconos

Comissão Nacional dos Diáconos

Nos dias 24 e 25 de abril, a Comissão Nacional dos Diáconos (CND) esteve reunida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A comissão encontra-se, ordinariamente, quatro vezes ao ano para a discussão de questões internas.
Na ocasião, os diáconos elaboraram uma carta de convocação para o 13º Encontro Nacional de Formadores e Diretores das Escolas Diaconais. O encontro acontece a cada dois anos e, este ano, será de 2 a 4 de setembro, no Rio Grande do Sul (RS).
A reunião também tratou de questões jurídicas. “Caminhamos conforme o nosso estatuto, mas algumas coisas precisam ser adaptadas, já que nosso estatuto tem 11 anos e, em alguns aspectos, está desatualizado”, afirmou o presidente da CND, diácono Zeno Konzen.
De acordo com o diácono, a próxima eleição da comissão será realizada em 2015, na 10ª Assembleia da CND que terá caráter eletivo e comemorativo, e será em Aparecida (SP). No  evento, também será celebrado o cinquentenário da restauração do diaconato na Igreja pelo Concílio Vaticano II.
No segundo semestre, os cinco inter regionais da CND elegerão seus presidentes regionais. Os eleitos irão participar da eleição do presidente do CND, em 2015. O novo presidente fará indicações entre os presidentes regionais, para os cargos de vice-presidente, secretário e tesoureiro.
Seguindo o modelo dos regionais da CNBB, os inter regionais da CND são formados da seguinte forma: região Norte e Noroeste (Norte 1, Norte 2, Norte 3 e Noroeste); região Nordeste (Nordeste 1, 2, 3, 4 e 5); região Centro Oeste e Oeste (Centro Oeste, Oeste 1 e Oeste 2); região Sudeste (Leste 1, Leste 2 e Sul 1) e região Sul (Sul 2, 3 e 4).

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …