Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 17º Domingo Comum

Liturgia 17º Domingo Comum

LITURGIA – 17º. DOMINGO COMUM – 27.07.2014

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo!”
1.Acolhida.
A existência humana coloca-nos, seguidamente, diante de escolhas, às vezes, inevitáveis. O sentido da vida é uma escolha inevitável! Pode ser a história do tesouro ou a pérola escondida no campo! Sua descoberta pode ser um acaso, mas a decisão de adquiri-la é pessoal e intransferível! Qual é sua escolha?
Os cristãos da Comunidade de Mateus passavam por momentos difíceis, inclusive, de perseguição. Estavam diante de uma escolha inevitável: seguir ou não seguir Jesus Cristo! Qual é nossa atual situação e qual é nossa escolha?

2.Palavra de Deus.
1Rs 3,5.7-12 – Salomão é um rei jovem e precisa adquirir sabedoria para governar o numeroso Povo de Israel. Ele pede sabedoria, discernimento e disposição para servir ao Povo e não servir-se dele!
Rm 8,28-30 – Os cristãos são predestinados a serem conformes à imagem de seu Filho! Esta é a proposta de nosso Deus e tudo colabora para que nossa escolha seja segundo o Plano de Deus. Não somos obra do acaso; somos predestinados e chamados para a vida de filhos de Deus!
Mt 13,44-52 – As parábolas deste Evangelho falam do Reino de Deus como um tesouro escondido. A decisão de comprá-lo tem um valor: vender todos os valores secundários e temporais e adquirir um valor eterno, essencial!

3.Reflexão.
As parábolas de Jesus ensinam a respeito da escolha fundamental, essencial de nossa vida; os bens deste mundo tem seu valor, mas não se comparam com o valor do Reino, com o sentido da vida humana. Esta escolha é inevitável e essencial! Não podemos viver em função do secundário; precisamos focar nossa vida no essencial!
O tesouro escondido, a pérola preciosa é Jesus Cristo! Por Ele paga a pena vender tudo e segui-lo procurando viver como Ele viveu amar como Ele amou e perdoar como Ele perdoou! A escolha por Jesus não é adesão a uma doutrina, mas uma vivência prática!
É bom cada um perguntar a si mesmo: “Qual é mesmo a escolha essencial de minha vida?” A opção por Jesus Cristo implica na venda de bens. Quais são “os bens que você vendeu ou vende diariamente para seguir os passos de Jesus Cristo”? Sem Jesus Cristo, sua vida seria diferente?
O governo ou administração da coisa pública (1a leitura) requer as virtudes da sabedoria, do discernimento e do respeito pelo bem público. Não apossar-se dos bens que são de todos!  Estas virtudes, por certo, não brilham em nossas autoridades públicas, religiosas e sociais! Reina a dominação e não o serviço em favor do Bem Comum! O bem servir, também, pode ser o tesouro procurado das parábolas de Jesus!
“Eu te louvo, ó Pai, porque revelaste aos pequeninos
Os mistérios do Reino dos Céus!”

Frei Carlos Zagonel.

Site Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Coxipó

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …