Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 26º Domingo Comum

Liturgia 26º Domingo Comum

LITURGIA – 26º DOMINGO COMUM – 28.09.2014

“Recordai, Senhor, vossa ternura e compaixão”!
1.Acolhida.
Encerramos, hoje, o “Mês da Bíblia!”. A Palavra de Deus iluminou os nossos passos durante esse tempo? Para iluminar nossos passos, ela precisa antes iluminar nossa cabeça e nosso coração! Precisa ser ouvida e acolhida com a humildade de quem está nas trevas e procura a luz! As luzes, que o mundo moderno nos oferece, são enganadoras!
Andando nas trevas, facilmente, podemos atribuir a Deus a autoria da maldade que nos envolve! Dizemos: “A conduta do Senhor não é correta!” Não nos damos conta que o mal é fruto de nosso comportamento errado! Ouçamos com atenção a Palavra de Deus, proclamada, hoje, na Liturgia.

2.Palavra de Deus.
Ez 18,25-28 – O Povo de Israel penava no exílio! Cansado de sofrer atribuía o próprio sofrimento ao desinteresse de Deus para com o seu povo sofredor. Ouçamos atentamente a proclamação da Palavra de Deus.
Fl 2,1-11 – Paulo aconselha a Comunidade de Filipos a procurar a unidade e a paz revestindo-se dos sentimentos vividos por Jesus Cristo. Crer em Jesus Cristo significa revestir-se e praticar os mesmos sentimentos do Mestre, Jesus.
Mt 21-28-32 – Jesus provoca os grandes do Povo de Israel fazendo-os confessar seus próprios pecados. Com certeza, a lição de Jesus vale, também, para nós! Reconheçamos nossas culpas e seremos salvos!

3.Reflexão.
A humildade é uma grande virtude: ela atrai a misericórdia de Deus sobre o pecador, pouco importando a gravidade de seus pecados! A humildade é luz interior, revelam nossas culpas, nossa cumplicidade e nossa culpabilidade pelo mal que nos cerca. Culpado não é Deus, culpados somos nós mesmos! Apagamos a luz do coração e, por isso, estamos nas trevas e sem condições de perceber a verdade.  O humilde se aproxima da verdade e a verdade o ilumina!
Israel estava no exílio e no sofrimento por causa de seus incontáveis pecados! Agora, resmunga atribuindo a Deus a culpa por seu sofrimento. Pior ainda: escandaliza-se com a prática de Deus que perdoa ao pecador arrependido! Deus nunca deseja a morte do pecador; pelo contrário, quer que se arrependa e passe a viver!
Jesus contou uma parábola aos sacerdotes e anciãos do Povo de Israel. Estes eram os principais causadores do sofrimento do povo simples, empobrecido pela ganância deles, e “excluído da salvação” pela soberba e autossuficiência dos mesmos. Para estes, o pobre era preguiçoso, maldito e pecador comparado às prostitutas! Não podia sequer entrar no templo, pois, era impuro! Mas, são, exatamente, estes últimos que entrará no Reino de Deus. E os considerados santos ficarão para sempre fora do Reino de Deus. O advérbio “antes”, aqui, significa para sempre!
Uma comunidade dividida não crê em Jesus! Crer em Jesus requer revestir-se dos sentimentos de humildade, de ternura e de misericórdia, sentimentos vividos por Jesus. Ele desceu ao fundo do poço, pela humilhação da Cruz, mas o Pai o glorificou e lhe deu um nome que está acima de todo e qualquer nome! O caminho de Jesus é o caminho para o discípulo de Jesus!
“Eu conheço as minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar!”      
Frei Carlos Zagonel

http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=2763

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …