Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 3º Domingo Comum

Liturgia 3º Domingo Comum

LITURGIA – 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B – 25.01.2015

“Levanta-te e toma o caminho da grande cidade!”

1.Acolhida.
Celebrar a Eucaristia dominical significa deixar-se envolver pelo Mistério da Morte e da Ressurreição de Jesus. Celebrar não um cumprimento de um dever; e deixar-se envolver pelo mistério da entrega pessoal de Jesus para nossa salvação. É na celebração da Eucaristia que nós somos salvos!
Jesus inicia sua “Vida Pública” anunciando que o “Reino de Deus” já chegou!   E Paulo recorda-nos que “o tempo está abreviado (…) e a figura deste mundo passa!”. Nós somos peregrinos e “não temos cidade permanente neste mundo, mas vamos a caminho da futura!”.

2.Palavra de Deus
Jn 3,1-5.10 – O profeta Jonas recebeu a missão de avisar a grande cidade de Nínive que seus dias estavam contados! Se não se convertesse, ela seria destruída!  Missão urgente e resultado maravilhoso; embora pagã, ela se converteu e foi salva!
1Co 7,29-31 – Paulo fala da volta iminente de Jesus e de nossa vida provisória sobre a terra!
Como tudo passa e passa tão rápido, devemos viver com intensidade nossa vida cristã, sem nos amarrar demais com este mundo passageiro!
Mc 1,14-20 – Jesus chama um grupo de discípulos, colaboradores imediatos em sua obra missionária. Chamou os Apóstolos e continua convocando colaboradores. Você não seria um deles?

3.Reflexão.
A vida humana do peregrino não pode fixar-se ao longo do caminho, mas deve dirigir-se ao destino final. Nós somos peregrinos sobre terra, e destinados para a vida eterna! Jesus afirma que o Reino de Deus está próximo e que devemos converter-nos e crer no Evangelho. A fala de Jesus é atual, é para cada um de nós! Não nos imaginemos eternos sobre a terra; somos peregrinos e a figura deste mundo passa logo!
Vivemos o tempo da urgência, da pressa de Jesus! Ele precisa de operários para continuar sua obra convertendo o mundo todo, inclusive, o mundo pagão como o da cidade de Nínive. Discípulos missionários de Jesus que não cansam e nem adiam o anúncio profético da penitência e da conversão necessárias para ser salvo!
A Carta de Paulo aos Coríntios deixa-nos a impressão que devemos sacrificar tudo o que é bom na vida! Não é verdade! Ele, apenas, nos pede para sermos razoáveis com a realidade da vida cotidiana: viver como quem sabe que seu destino é a vida eterna. Portanto, viver com dignidade, respeito e sem fazer dos valores temporais valores absolutos. O prazer escraviza; o bom gosto liberta e torna prazerosa a vida humana. Bento XVI afirma: “Não tenham medo de aceitar Jesus Cristo na vida de vocês; Ele não tira nada do que é bom, apenas nos afasta do pecado e do mal!”.
O sexo é gostoso, mas deve ser usado de acordo com a Lei de Deus: Cada qual saiba possuir seu corpo santa e honestamente sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos, que não conhecem a Deus!”(…) O tempo se fez curto, como de dia, andemos decentemente” (1Ts 4,4;Rm 13,13)
“Eu vos digo,  irmãos, o tempo está abreviado”.
Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=2949

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …