Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 4º Domingo da Páscoa

Liturgia 4º Domingo da Páscoa

LITURGIA – 4º. DOMINGO DE PÁSCOA – 26.04.2015

“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus!”

1. Acolhida.
Deus Pai convoca-nos para celebrar o Mistério de seu Filho, morto e ressuscitado. Não somos cumpridores de um dever religioso, mas convidados a celebrar o mistério de seu amor infinito. Ele nos deu seu próprio Filho como preço de resgate, Ele nos comprou com o Sangue de seu Filho amado!
Somos, de fato, filhos de Deus; temos em nossas veias o sangue de sua divindade! Se formos discípulos fiéis de Jesus, seremos semelhantes a Ele, ressuscitado.

2. Palavra de Deus.
At 4,8-12 – O Apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo, acusa os Sacerdotes e Doutores da Lei como culpados da morte de Jesus – “Aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos”! E mais, longe de Jesus não há salvação alguma!
1Jo 3,1-2 – Esse é o amor misericordioso de nosso Deus: somos seus filhos de verdade, nascidos de Deus. Não somos filhos de papel passado em cartório! Alegremo-nos, pois, somos, de fato, filhos de Deus. Na morte será revelada nossa semelhança com Jesus ressuscitado.
Jo 10,11-18 – Jesus é o Bom Pastor: conhece, cuida, alimenta e defende suas ovelhas! Não é como os pastores de Israel – ladrões e assaltantes – que exploram, carneiam e comem as ovelhas do rebanho! Estas ouvem a voz do Bom Pastor… E o seguem obedientes.

3. Reflexão.
O profeta Exequiel já havia denunciado os falsos pastores do Povo de Israel (autoridades religiosas e civis) e anunciado a vinda de um Bom Pastor que enfaixa a ovelha machucada, carrega ao colo os cordeirinhos e afasta os lobos carniceiros! Hoje, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, denominando de ladrões e salteadores todos aqueles que vieram antes dEle!
Jesus é o “Bom Pastor”, pois conhece suas ovelhas, chama-as pelo nome, cuida de suas feridas e as alimenta com sua própria carne e sangue (A Eucaristia). Não há lobo algum que possa tirar a vida de Jesus; Ele a dá de maneira livre e generosa para a salvação de todos aqueles que escutam sua voz e seguem seus caminhos. Ele vai à frente de seu rebanho e o conduz para as pastagens verdes e para as águas cristalinas.
Jesus não é um pastor medroso! Deu testemunho do amor do Pai, tomou a defesa do povo explorado e sofrido (rebanho sem pastor!) e morreu para defender o rebanho. Agora, os discípulos de Jesus devem seguir seu o exemplo, denunciando os crimes dos poderosos e apontando o caminho certo da salvação: “Em nenhum outro nome há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos!” Anúncio da “Boa Nova” e denúncia da hipocrisia e dos crimes dos poderosos que o condenaram à morte ignominiosa da Cruz.
Na vida cristã não basta conhecer a doutrina cristã, é necessário obedecer aos Mandamentos de Jesus. Quem diz ser católico mas não observa os Mandamentos do Senhor, é mentiroso! Ser cristão implica viver de acordo com Jesus. É crer e viver!
Frei Carlos Zagonel.

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3118

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …