Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 25º Domingo Comum

Liturgia 25º Domingo Comum

LITURGIA – 25º DOMINGO COMUM – 20.09.2015
“O que discutíeis pelo caminho”?
1.Acolhida
Celebrar a Eucaristia é fazer memória da prática e dos ensinamentos de Jesus. No domingo somos alimentados e curados pela Eucaristia, e somos, ao mesmo tempo, ensinados pela Palavra de Jesus. A Eucaristia é remédio e alimento para quem está a caminho, e, ao mesmo tempo, é luz para quem quer saber o que Jesus ensinou!

2.Palavra de Deus.
Sb 2,12-20 – O livro da Sabedoria foi escrito no Egito, em Alexandria, e descreve uma sociedade cheia de conflitos entre os poderosos que exploram os pobres e tramam sua morte violenta. Os poderosos pensam que Deus não existe ou não se importa com a vida das criaturas humanas.
Tg 3,16-4,3 – Tiago preside uma comunidade cheia de conflitos, cuja raiz é a inveja. A sabedoria que nasce de Deus é transparente e pacífica e causadora do bem; mas a sabedoria humana é fonte de discórdias, de roubos e de violências de todo tipo. Esta não melhora a sociedade de jeito nenhum! Tiago descreve, antecipadamente, o rosto da sociedade brasileira atual!
Mc 9,30-37 – Jesus reservou um tempo especial para ensinar a seus discípulos, antes de morrer. Ser discípulo de Jesus supõe compromisso de segui-lo no caminho do sofrimento. Ser cristão significa comprometer-se na luta para melhorar a sociedade em que vivemos e tomar a defesa, especialmente, dos mais pobres e enfraquecidos.

3.Reflexão.
O autor do Livro da Sabedoria queria resgatar os valores esquecidos pelo Povo de Israel, que vivia como migrante em Alexandria, terra estrangeira!  A vida real daquele povo se tornou profecia do Messias (de Jesus), morto pelos poderosos ateus e desalmados que matam os pobres como se matam moscas! Pobre Brasil, você será profecia de que ou de quem?
Como que se pode roubar tanto no Brasil (País cristão), como se pode tirar o pão da boca das crianças e dos pobres, impedir a saúde e a segurança para os cidadãos indefesos? Vamos ver se Deus o defenderá! Eles esperam em Deus! Não é assim que nossos homens públicos pensam e agem? Não tenham dúvida, Deus mesmo virá em socorro de seus pobres que confiam em seu amor e na proteção divina!
Os discípulos de Jesus estranham seus ensinamentos e têm medo de pedir-lhe explicações. Eles têm medo do compromisso que está claramente implícito nos ensinamentos de Jesus! Eles se distraem, não ouvem os ensinamentos de Jesus e discutem cargos públicos. Ambicionam o primeiro lugar no Governo do Mundo Novo anunciado por Jesus.  “Para quem só pensa naquilo” não sobra espaço para a proposta de Jesus!  Mesmo para o clero, os religiosos e para os cristãos de todos os tempos, sobra lugar para entender a cruz do compromisso de Jesus, compromisso de ocupar o último lugar e tornar-se servo de todos?
O caminho de Jesus não é o caminho da prosperidade que sacia o “homem carnal”, mas o caminho do homem espiritual que segue os passos de Jesus!
“Eu sou o Bom Pastor; Eu dou a minha vida pelas ovelhas!”
Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3382

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …