Página Inicial / Notícias / Congresso Nacional para Secretários e Secretárias Paroquiais

Congresso Nacional para Secretários e Secretárias Paroquiais

Congresso Nacional para Secretários e Secretárias Paroquiais acontecerá em Aparecida.
Evento será em março de 2016 e contará com programação diversa.
Acontece de a 1 a 4 de março de 2016 o CONASPAR, Congresso Nacional de Secretários Paroquiais. O CONASPAR será em Aparecida, no Hotel Rainha do Brasil, que conta com 330 apartamentos, 15 pavimentos, e estrutura completa para a realização de congressos e convenções.
O evento será organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha.

Segundo Fábio Castro, diretor da Promocat, o objetivo do CONASPAR é capacitar o profissional e o voluntário na assessoria de gestão eclesial. “Os congressistas terão a oportunidade de aprender e aperfeiçoar desde as técnicas mais básicas de secretariado, como redação de cartas e documentos, até questões mais complexas, como noções de liderança e gestão”, explica.

As inscrições para o CONASPAR já estão abertas, e os inscritos receberão diversos benefícios, como cupons de desconto para compras na ExpoCatólica, kit de apoio, e brindes.

Serviço : CONASPAR
Data: 1 a 4 de março de 2016
Local: Hotel Rainha do Brasil, Aparecida (SP).
Realização Promocat Marketing Integrado

Como será constituída a Programação?
O CONASPAR buscará capacitar o profissional e o voluntário para assessorar, por meio de suas funções, em todas as áreas da gestão eclesial assim como nas atividades que fazem parte de sua agenda de trabalho. No CONASPAR, o Congressista aprenderá questões básicas como dominar técnicas de redação de cartas e documentos, até mesmo questões comportamentais como antecipar-se aos problemas cotidianos interagindo com precisão e exercendo a liderança. Para isso, ao longo do CONASPAR, serão realizadas atividades simuladas da prática secretarial e da gestão eclesial, assim como a participação na organização e elaboração de eventos, cerimoniais e no desenvolvimento de ações sociais com a comunidade.

Ao final, o Congressista será capaz de planejar, organizar, coordenar e avaliar as atividades de sua área de atuação entendendo os processos da sua comunidade eclesial, seu modelo de gestão e seus objetivos específicos e pastorais, bem como suas inter-relações com o ambiente externo e com toda a Igreja local, mantendo postura profissional e ética condizentes ao cargo que ocupa.

Conteúdo Técnico pretendido
O programa do CONASPAR será dividido em Módulos de aprendizagem. Em cada Módulo o Congressista acumulará conhecimentos para aprimorar suas capacidades no desenvolvimento de suas funções. No final, todos receberão um Certificado de Qualificação Técnica correspondente fornecido pela Faculdade Dehoniana.

Secretariado: Missão e profissão: a construção técnica, pastoral e social do(a) Secretário(a) Eclesial;
Cenários e Tendências: O Secretariado que faz a diferença para o bem da comunidade eclesial;
O Secretariado Técnico na administração eclesial de Instituições da Igreja;
A realidade da profissão e a especialização do(a) Secretário(a) Eclesial;
As demandas contemporâneas do(a) Secretário(a) Eclesial;
Como pensa e o que espera o Clero do Secretariado.

Recepção e Acolhida: Comunicação e expressão com linguagem corporal;
Psicologia organizacional;
Técnicas secretariais de atendimento e a acolhida pastoral;
A acolhida como cartão de visita da paróquia;
Gestão de relacionamento.

Processos Administrativos: O Secretariado na prática: Organização, ferramentas e técnicas aplicadas no cotidiano;
Informática aplicada ao dia-a-dia da secretaria;
Redação técnica para secretários(as);
Assessoria aos dirigentes: Preparação de reuniões e documentos essenciais;
Administração e gerenciamento de processos;
Gestão do Tempo: Muito além da técnica, uma questão de qualidade de vida;
Gestão de processos.

Assistente em Gestão Eclesial: Introdução à Gestão Eclesial;
Assistência administrativa com base em objetivos e metas departamentais e pastorais;
Pesquisas e estatística de apoio aos gestores;
Direito Civil e trabalhista relacionados às Igrejas;
Contabilidade básica;
O assistente que o Clero busca;
Produtividade para assistentes eclesiais.

Comunicação e Marketing: Habilidade de comunicação e liderança;
Comunicação básica que funciona;
Comunicação de eventos;
Internet e Igreja;
Endomarketing: todos sabendo de tudo;
Marketing aplicado à Igreja;
Marketing pessoal;
Marketing de relacionamento;
Organização de Eventos nas igrejas.

Relacionamento com a Cúria: Processos e estruturas das Circunscrições Eclesiásticas e Governos Provinciais;
Iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade dos serviços da Igreja local;
Habilidades para se adaptar às mudanças do ambiente organizacional compartilhado;
Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico nas operações conjuntas;
Prestação de contas.

Ética na secretaria: Postura, habilidades e etiqueta necessárias aos secretários(as) eclesiais;
Ambientação organizacional: Promovendo valores e atitudes para um futuro melhor;
Ética nas Redes Sociais;
Inovando e fazendo acontecer: Você faz parte deste Time!
Secretariado sem fronteiras: O impacto das atitudes na aproximação das diferentes culturas das comunidades.

Certificação
Será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Secretariado Assistente Administrativo fornecido pela Faculdade Dehoniana.

19º Encontro Nacional de Presbíteros

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros, ENP, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados …