Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Solenidade de São Pedro e São Paulo

Liturgia – Solenidade de São Pedro e São Paulo

LITURGIA – Solenidade de São Pedro e São Paulo (03 de julho)
“Tu és Pedro e sobre esta pedra Eu edificarei a minha Igreja!”
1.Acolhida.
Hoje celebramos a Festa de nossa Igreja Católica, Igreja de Jesus, mas confiada aos cuidados temporais dos Apóstolos Pedro e Paulo! O Papa, sucessor de Pedro não é o dono da Igreja; é apenas o “servo dos servos de Deus”! Deve cuidar das ovelhas e dos cordeiros do rebanho de Cristo, cuidar da Doutrina evangélica e dos Sacramentos deixados por Jesus e zelar pela prática dos bons costumes, pois os discípulos de Jesus devem ser luz do mundo e sal da terra!
Quando o Papa fala ou escreve algum documento não está repassando a sua doutrina, mas atualiza os ensinamentos de Jesus para nosso tempo e situações. Nós, os cristãos, devemos meditar seus ensinamentos para sermos fiéis a Jesus Cristo.

2.Palavra de Deus.
At 12,1-13 – O Apóstolo Pedro, preso por Herodes, dormia entre dois soldados e duplamente acorrentado, mas o poder de Deus o retirou da prisão e o levou para Roma onde iniciou a Comunidade cristã, exatamente, na capital do Império Romano. Jesus se serve até da maldade humana para expandir a sua Igreja! Ele é o Senhor da História e conduz a sua Igreja.
2Tm 4,6-8.17-18 – O Apóstolo Paulo está preso, mas confiante na justiça divina, pois, cumpriu o seu dever missionário: anunciou o evangelho a todas as nações conhecidas de seu tempo!  Agora, está reservada para mim a coroa da justiça (…) que o Senhor me dará naquele dia!”.  Paulo consumiu sua vida a serviço do evangelho!
Mt  16,13-19 – Jesus, a caminho de Jerusalém, dá os últimos ensinamentos aos discípulos. A divindade de Jesus, que lhe dá a missão de construir e cuidar de sua Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja…”.

3.Reflexão.
A pedra fundamental que sustenta a Igreja, evidentemente, é o próprio Jesus. Pedro é quem dá visibilidade ao seu fundamento divino. Já os antigos diziam: “Lá onde está Pedro, lá está a Igreja de Jesus!  Por isso, complicado “não reconhecer a Igreja de Pedro!” É uma Igreja com deficiências humanas, inclusive, com pecados… mas é a Igreja de Jesus! A Igreja de Jesus tem Pedro como sinal visível, como pedra fundamental visível!
A Igreja católica tem a garantia de perenidade não por causa da sabedoria humana de seus pastores (Papas e bispos…), mas porque Jesus a sustenta com seu poder divino! Nem o poder do inferno vai conseguir destruí-la… mas nossa fragilidade humana (nossos pecados) pode enfraquecê-la, diminuir-lhe o brilho da luz e enfraquecer o poder do sal que a preserva da corrupção!
Ela balança como barco em tempestade, mas dizia o filósofo Pascal: “É gostoso viajar num barco sacudido pela tempestade, sabendo que ele não vai afundar!”  Há mais dois mil anos que satanás procura afundar e destruir a Igreja de Jesus, mas ela segue em frente cumprindo sua missão. Não amar a Igreja católica não é sinal de inteligência; pelo contrário, é colocar em risco a própria salvação!
“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé!”
Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3917

Você pode Gostar de:

Porque veneramos a Imaculada Conceição?

Inicialmente devemos diferenciar “veneração” de “adoração”. Venerar é demonstrar grande admiração por algo ou alguém, …