Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 10º Domingo do Tempo Comum

Liturgia do 10º Domingo do Tempo Comum

“O tempo arruína nosso corpo, mas Deus vai construindo o homem novo!”

1.Acolhida
Deus não fez o homem para a morte e nem mesmo para o sofrimento! (Sb 2,23-24). Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, divina, portanto! O pecado arruinou a felicidade da criatura humana, mas Jesus Cristo, o “Filho da Mulher!”, restitui-lhe a dignidade divina!

Celebremos, com fé, a Eucaristia, pois, ela é remédio da salvação e garantia de vida eterna! Oh! Presente divino que, muitas vezes, assistimos distraídos e pensando em nossas diversões dominicais, nem sempre santas ou inofensivas!

2.Palavra de Deus
Gn 3,9-15 – Como é “poderosa a serpente”! Mente, desde o início, e procura a morte da criatura humana, amada por Deus! Mas, Deus aceita o desfio da “serpente” e a mulher, por ela enganada, vai esmagar sua cabeça! A mulher e seu Filho serão os vencedores da serpente!

2Co 4,13-5,1 – Põe tua confiança naquilo que é invisível ao olhar humano, pois o visível, o temporal vai ser destruído pelo tempo e pelo sofrimento O invisível é a tenda da morada no céu, que é felicidade eterna!

Mc 3,20-35 – Satanás não tem moral mesmo! Quer aparecer como aquele que realiza os milagres de Jesus: “É pelo poder de Belzebu que ele expulsa os demônios!”

3. Reflexão

O grande Papa – Pio XII – afirmou (1952) que “o maior pecado do mundo moderno é desconhecer o que seja o pecado”!  O pecado seria, apenas, uma brincadeirinha de mau gosto!  Mas é ele que semeia a tristeza e a depressão no coração dos seres humanos!

A mentira comandou no jardim e continua na vida atual. O diabo não ama a verdade, ele é a mentira em pessoa. Ele mente quando nos induz ao consumo da droga, quando praticamos a vingança ou quando nos divertimos com prazeres carnais desordenados.

Satanás não tem moral, é mentiroso desde o início e continua mentido e nós deixamos a impressão de gostar desta brincadeira! A mentira mata, mas a verdade liberta e salva! A luta entre Deus e satanás continua no coração humano. E nós embarcamos na mentira do consumo, da superficialidade, dos pequenos prazeres que, aos poucos, nos apodrecem! Faça cada um para si, uma pergunta essencial: “Que mesmo faz você viver e o que faz você viver com dignidade e paz!” seria o pecado ou o bem?

A tenda humana, o tempo, destrói, mas a tenda divina se eterniza na casa do Pai!  “Deus nos dá uma outra morada no céu que não é obra de mão humana, mas é eterna!”

Satanás enche nosso coração de orgulho fazendo-nos acreditar que Deus não pode ou não quer perdoar os pecados dos homens, especialmente, os pecados contra o Espírito Santo! Irmão/ã acredite na misericórdia infinita de nosso Deus. Ele entregou seu próprio Filho à morte para nos salvar! Ele geme em nosso coração (gemidos do Espírito Santo) como fome e sede de perdoar! Ele tem alegria em perdoar suas criaturas. Ele as quer salvas, e morando na Casa do Pai.

Que a alegria de Deus nos conduza ao bom caminho!

Frei Carlos Zagonel

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …