Página Inicial / Notícias / Comissão para a Liturgia CNBB faz balanço das atividades

Comissão para a Liturgia CNBB faz balanço das atividades

Reunidos com o objetivo de rever a caminhada de 2018, os membros da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB) estiveram na sede da entidade, na segunda-feira, dia 26. Participaram o presidente da Comissão, dom Armando Bucciol; o bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron; o assessor nacional, padre Leonardo Pinheiro; o assessor do Setor Espaço Litúrgico, padre Thiago Faccini e o assessor do Setor de Música Litúrgica, irmão Fernando Vieira.
“Fizemos uma partilha na qual os assessores nos informaram dos trabalhos realizados ao longo do ano pelos três setores da Comissão, fazendo um balanço daquilo que foi feito e uma avaliação no que se refere ao trabalho que eles realizaram”, explicou o presidente da Comissão, dom Armando Bucciol. O bispo afirmou ainda que na ocasião, tanto os bispos quantos os assessores, esboçaram alguns projetos pastorais que a Comissão deve acompanhar, assim como encontros pelo Brasil a fora.
Padre Leonardo Pinheiro, assessor nacional da Comissão disse que os três setores estão sempre envolvidos com muito trabalho, seja com aquilo que já se conseguiu realizar ou com aquilo que está se realizando ou vem produzindo. “Tivemos a oportunidade de falar sobre as publicações que a Comissão através da Edições CNBB pôde oferecer ao longo do ano, assim como os documentos que estão em fase de estudo e de escrita como, por exemplo, o das vestes litúrgicas”, apontou.
Ainda de acordo com o padre Leonardo na reunião também foi possível avaliar os desafios encontrados no exercício do trabalho das assessorias, pois segundo ele, o Brasil tem uma realidade “muito extensa”.  “São várias as realidades e isso também é uma forma de riqueza e, sobretudo, ao falar de liturgia pensando em inculturação precisamos levar isso em conta”, disse.
Padre Thiago Faccini, assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão disse que teve a oportunidade de apresentar as atividades realizadas ao longo do ano. Entre as principais, ele destacou o 1º Encontro Nacional da Pastoral do Artista Sacro, realizado em São Paulo, de 7 a 9 de setembro. Também a condução de dois estudos, um sobre vestes litúrgicas e o outro sobre adequação dos espaços litúrgicos. “Solicitamos ainda a tradução de um livro sobre Teologia do Espaço Litúrgico que a Edições CNBB irá publicar no ano que vem”, enfatizou.
Irmão Fernando Vieira, assessor do Setor de Música Litúrgica afirmou que o momento foi de fazer um apanhado do trabalho realizado. De acordo com ele, o Setor vem revisando e ampliando o estudo de número 12 da CNBB, cujo título é “Estudo sobre os cantos da missa”. “É um estudo antigo, da década de 70. Nosso objetivo é trazer uma linguagem mais atual; fazer uma revisão para ser apresentada ao Conselho Permanente no ano que vem”, disse.
E mantendo o Plano Geral das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o próximo quadriênio, irmão Fernando destacou ainda a revisão e ampliação do Hinário Litúrgico da CNBB e o encontro de compositores e letristas, promovido pelo Setor, que acontece anualmente e que deverá ser mantido.

Comissão para a Liturgia faz balanço das atividades desenvolvidas

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …