Página Inicial / Notícias / 12o Encontro de Presbíteros

12o Encontro de Presbíteros

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, presidiu a missa na manhã desta quinta-feira, 14, abrindo os trabalhos do segundo dia do 12o Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) que começou ontem em Itaici, Indaiatuba (SP). Em sua homilia, o cardeal refletiu sobre a eucaristia, lembrando aos 450 padres que participam do encontro que a eucaristia é “o centro da vida do padre”.

“Tudo conflui para a eucaristia e parte da eucaristia. O padre nasceu da eucaristia e para a eucaristia”, afirmou o cardeal. Recordando o papa João Paulo II quando afirmou que a “Igreja vive da eucaristia”, dom Cláudio explica porque a eucaristia é o centro da vida da Igreja. “Na eucaristia, se torna presente, de novo, a páscoa de Jesus”. Para o cardeal, a pastoral feita pelos padres deve ter como centro a eucaristia. “Toda nossa pastoral caminha para a eucaristia. Pregamos a Palavra, batizamos, ministramos os sacramentos ao povo para que ele venha sentar-se à mesa da eucaristia”, ressaltou.

Dom Cláudio falou, também, da relação que há entre eucaristia e missão. “Saímos da eucaristia para a missão. Ela é momento de discipulado porque nos faz sentar aos pés do mestre para ouvi-lo”. Para ele, “celebrar a eucaristia não é sacramentalismo” porque ela faz parte do dia a dia da Igreja.

A partir das 9h o cardeal faz uma conferência aos padres e às 11:30h concede uma entrevista coletiva à imprensa. O encontro prossegue à tarde com o padre José Oscar Beozzo que faz uma análise da conjuntura eclesial e com a deputada Luíza Erundina que faz a análise da conjuntura social.

Organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros, o 12o ENP se estende até a próxima terça-feira, 19. No encerramento, será dada posse à nova diretoria da Comissão de Presbíteros a ser eleita durante o encontro que deverá aprovar, também, uma carta aberta a todos os padres do Brasil.

O Papa: as virtudes teologais são o grande antídoto para a autossuficiência

Francisco disse na Audiência Geral que “no caminho rumo à plenitude da vida, que pertence …