Página Inicial / Notícias / Frei Galvão

Frei Galvão

 Assembléia da CNBB, reunida em Itaici, votou o hoje o pedido de tornar Frei Galvão o patrono da Construção Civil. Se for aprovado pela Assembléia, o pedido será encaminhado à Santa Sé para aprovação. A informação foi dada aos jornalistas pelo presidente da Comissão para a Liturgia, dom Joviano de Lima Junior, na tarde desta sexta-feira, 4. Santo Antônio de Santana Galvão é o primeiro santo brasileiro e foi canonizado em maio do ano passado pelo papa Bento XVI em São Paulo. Segundo dom Joviano, os bispos votaram também o pedido de inclusão no calendário litúrgico do Brasil dos nomes dos beatos Padre Eustáquio, Irmã Lindalva, Padre Mariano, Albertina, Manoel Gonzalez e o coroinha Atílio e dos santos Gaspar Bertoni, Daniel Camboni, Beatriz Silva, Paula Franssinetti e Virgínia Centurione. Se aprovado pela Assembléia, o pedido também vai a Roma para aprovação da Santa Sé.

Outro trabalho que está sendo analisado pelos bispos, segundo dom Joviano, é a tradução das orações eucarísticas. “Uma nova versão latina trouxe outras palavras e, por isso, foi necessária nova tradução para o português”, explicou dom Joviano. A tradução é feita por uma equipe de especialistas e precisa ser aprovada pela Assembléia dos bispos. Da mesma forma, será enviada para aprovação da Santa Sé.

Indagado sobre a missa em latim, dom Joviano disse que são poucos os grupos que celebram nessa língua aqui no Brasil. Ele esclareceu que, ao permitir o uso do missal de Pio V, o papa Bento XVI deixou claro que o modo ordinário de celebrar é o que é proposto pelo Vaticano II. “Para celebrar no rito de Pio V é preciso considerar que haja um grupo consistente e que conheça bem o latim”, ressaltou.

Você pode Gostar de:

O Papa: São José, símbolo da dignidade do trabalho

Numa postagem no X, Francisco recorda um de seus santos favoritos. Na Audiência Geral, nos …