Página Inicial / Notícias / Orientações da Arquidiocese de Cuiabá (Última atualização) para o tempo de pandemia do Novo Coronavírus

Orientações da Arquidiocese de Cuiabá (Última atualização) para o tempo de pandemia do Novo Coronavírus

Orientações da Arquidiocese de Cuiabá para o tempo de Pandemia do Novo Coronavírus

(Atualizada as 16h00 do dia 19 de março/2020).
Cuiabá, 19/março/2020 – Dia de São José.

ORAÇÕES
1)A Mãe-Igreja em tempos de necessidade sempre convidou os fiéis para se unirem em oração. A Arquidiocese de Cuiabá nestes tempos de PANDEMIA convida todos os fiéis a se unirem diariamente na recitação do Santo Terço, ao meio dia, especialmente através da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá.
2)No dia 25 de março (Solenidade da Anunciação do Senhor), os Sacerdotes celebrem em particular a Santa Missa e façam Rogações confiantes na Encarnação do Filho de Deus-Misericórdia que se fez carne e habitou entre nós.

ATENDIMENTO AOS ENFERMOS
3)Os Sacerdotes estarão, como sempre, à disposição para atender aos chamados de urgência. Aos enfermos mais graves não falte a consolação dos Sacramentos. Exortamos encarecidamente aos Sacerdotes que sejam fiéis e generosos no cumprimento deste dever.
4)A Cúria Arquidiocesana entrará em contato com as Autoridades sanitárias a fim de facilitar o acesso dos Sacerdotes aos hospitais.
5)Os Párocos provejam que Vigários, Diáconos e Ministros recebam o treinamento no atendimento dos Enfermos, evitando o próprio contágio e a transmissão de doenças.

SANTA MISSA E REUNIÕES
6)Enquanto durar o quadro de epidemia, todos os fiéis ficam dispensados do preceito dominical (a obrigação de participar da Missa aos domingos!!). Aconselha-se que acompanhem a Santa Missa através da rádio, da televisão ou da internet. Recorda-se que podem realizar a piedosa prática da comunhão espiritual.
7)A partir do dia 20 de março/2020 -INCLUSIVE – não haverá mais celebração pública da Santa Missa em nossa Arquidiocese até que se comunique o contrário. O mesmo vale para outras celebrações, reuniões e aglomerações de fiéis.
8)Suspendam-se temporariamente os encontros/aulas de catequese.
9)Exorta-se aos Sacerdotes que não deixem de celebrar privadamente, “implorando a misericórdia de Deus, em favor do povo que lhes foi confiado” (cf. Ritual de Ordenação).

CONFISSÕES
10)As igrejas permaneçam FECHADAS POR TEMPO INDETERMINADO!
11)Ficam suspensos os mutirões de Confissão em preparação à Páscoa. Recordamos que os fiéis podem satisfazer o preceito da comunhão pascal até o Domingo de Pentecostes (dia 31 de maio!).
12)Os sacerdotes atendam as Confissões evitando aglomerações. Prefiram-se os espaços abertos a arejados. O contato direto seja evitado, usando o recurso de máscaras, telas no confessionário, etc.

DÍZIMO E DOAÇÕES
13) Recomenda-se aos fiéis que, neste período de necessidade, não deixem de sustentar a Igreja em suas necessidades materiais.

+Dom Milton Santos, sdb
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá…

OBS: PODERÃO ACONTECER ATUALIZAÇÕES… DAS ORIENTAÇÕES!!

Você pode Gostar de:

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …