Página Inicial / Notícias / Como se preparar para a Santa Missa em casa durante a quarentena

Como se preparar para a Santa Missa em casa durante a quarentena

Inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma,o site da Arquidiocese de Cuiabá apresenta algumas sugestões (dicas) para orientar os fieis a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV.

1.Prepara a tua mente
Não é uma transmissão qualquer. É a Santa Missa. Toma consciência do que será transmitido.

2.Prepara o teu espírito
Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.

3.Preparar o teu corpo
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levante-te da cama. Arruma-te!

4.Prepara a tua casa
Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica.

5.Evangelize
Reúna tua família que esta confinada em casa para rezarem juntos (somente aqueles que moram na casa) : nada de barulho, distrações ou conversas paralelas,deixe a Tv desligada e  celular no silencioso.
Participe ativa e efetivamente respondendo e cantando juntos a transmissão.

6.Liturgia da Palavra
Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanha as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.

7.Liturgia Eucarística
Cristo se faz presente com seu Corpo, Sangue, alma e divindade! Na consagração, aqueles que puderem coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.

8.A Comunhão Espiritual

Todos são chamados, mesmo não comungando concretamente como fariam se estivessem nas celebrações, a fazer sua comunhão espiritual, isto é, no momento da comunhão em suas casas unirem seu coração com toda a igreja cultivando no coração o desejo de estar recebendo o corpo do Senhor e juntando sua prece às preces de toda a Igreja, sobretudo para que se supere logo este momento da pandemia que estamos enfrentando. Estaremos assim unidos pela força da fé e pelas ondas dos meios de comunicação.

Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial.
“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento.Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora,no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração.Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo:uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós.Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, inflamai meu coração,a fim de que esteja para sempre abrasado  em Vosso amor.
Amém!”

(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)

Segue os horários das Missas transmitidas pelas Emissoras Católicas:

Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá (Web Rádio Site da Arquidiocese de Cuiabá):
De Segunda à Sexta Feira – Santa Missa às 07h00 às 16h00
Aos Sábados – Santa Missa às 07h00
Aos Domingos – Santa Missa às 09h00 e às 17h00

TV Horizonte
Domingo: 8h e 15h
Segunda a sexta-feira: 9h e 15h
Sábado: 15h

TV Imaculada