Página Inicial / Notícias / Confira o vídeo da Santa Missa do 2º Domingo da Páscoa (19.04 às 09h00)

Confira o vídeo da Santa Missa do 2º Domingo da Páscoa (19.04 às 09h00)

Confira o vídeo da transmissão (Arquidiocese de Cuiabá) da Santa Missa do 2º Domingo do Tempo Pascal (Festa da Divina Misericórdia) presidida por Dom Milton Santos que foi realizada no dia 19 de abril às 09h00.
A Santa Missa foi transmitida pela Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá(630AM), pelo facebook da Rádio e da Arquidiocese e pelo site da Arquidiocese de Cuiabá www.arquidiocesecuiaba.org.br  (WEB TV).

O Tempo Pascal começou na Vigília Pascal, com a Ressurreição de Nosso Senhor Cristo, e é celebrado durante sete semanas, até a vinda do Espírito Santo no Domingo de Pentecostes (que significa, em grego, “cinquenta dias”).
Esse tempo litúrgico de imensa força e significado é uma profunda celebração da Páscoa de Cristo, que passa da morte à vida – a palavra “Páscoa”, aliás, significa precisamente “passagem”, conforme o sentido literal do termo na tradição judaica.
O Tempo Pascal é também a Páscoa da Igreja, Corpo de Cristo, que passa para a Vida Nova do Senhor e no Senhor. É um tempo que prolonga a alegria inigualável da Ressurreição e aguarda, ao final destes cinquenta dias, o dom do Espírito Santo na festa de Pentecostes.

A Oitava da Páscoa
A primeira das sete semanas deste tempo litúrgico é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O termo “oitava” se refere ao oitavo dia após a festa de referência – neste caso é a Páscoa. Todo o período compreendido entre a festa principal e seu oitavo dia é considerado como uma só celebração prolongada.

O Domingo da Oitava da Páscoa
Trata-se do domingo que encerra a oitava da Páscoa, ou seja, é o segundo domingo do Tempo Pascal, sendo que o primeiro foi o próprio Domingo da Páscoa, a grande solenidade da Ressurreição de Cristo.
O “Domingo da Oitava da Páscoa” também costumava ser chamado de Domingo “in Álbis” (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) devolviam a Igreja a túnica branca do batismo que recebiam na Vigília Pascal.
Popularmente, também já foi chamado de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, de “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito. Um nome adicional e repleto de amor: o Domingo da Misericórdia!
Desde o ano 2000, este mesmo segundo domingo do Tempo Pascal recebe mais um nome: o de “Domingo da Divina Misericórdia”, conforme a disposição de Papa São João Paulo II após a canonização de Santa Faustina Kowalska.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …