Página Inicial / Notícias / Colégio Pio Brasileiro em Roma sob nova Direção

Colégio Pio Brasileiro em Roma sob nova Direção

Desde o dia 17 de outubro de 2020, o colégio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pio Brasileiro, em Roma, vive um novo momento em sua recente história. Neste dia, data em que Igreja faz memória litúrgica Santo Inácio de Antioquia, foi nomeada a nova direção do colégio: o padre José Otacio Oliveira Guedes, como reitor, o padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, como diretor de estudos, e o padre Wellistony de Carvalho Viana, como diretor espiritual.
Na cerimônia de formalização da transição, foram lidos os decretos da Congregação para o Clero do Vaticano e da CNBB, nomeando a nova equipe de direção do Pio Brasileiro para os próximos três anos. Participaram da cerimônia, a comunidade presbiteral com alguns novos padres estudantes, as religiosas Filhas do Amor Divino e e os colaboradores da casa.

Profissão de fé e desafios à nova gestão
O Secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero do Vaticano, dom Jorge Patrón Wong, presidiu a celebração eucarística. Em sua homilia, exortou fraternalmente aos padres que assumam a nova missão a servirem com verdadeiro empenho ao Colégio para onde a Igreja no Brasil envia padres para aprofundar seus estudos em Roma. Os padres confirmados no serviço ao Pio, em torno do altar e diante da comunidade, fizeram a profissão de fé.
Em suas primeiras palavras como reitor do Colégio Pio Brasileiro, o padre José Otácio, partilhou sobre a sua convocação para ir à Roma, destacando três dimensões do novo serviço: a alegria da missão, fruto do Espírito e da fidelidade a um sim generoso acolhido desde a sua ordenação presbiteral; o espírito de comunhão, seja com a precedente equipe de direção seja com os membros do novo mandato, fator importante no caminho de continuidade; e, por fim, a esperança que nasce da vida fraterna, na dinâmica da sentença paulina.
O novo reitor do Pio Brasileiro destaca os desafios desta nova direção: “Continuar a vida em comunidade em tempos de pandemia; e fortalecer as ações de sustentabilidade do Colégio Pio Brasileiro que é mantido basicamente com as mensalidades dos padres estudantes”.
Com informações www.piobrasileiro.com e fotos de padre Irineu Costa Correia, da diocese de Santiago (Cabo Verde).

Você pode Gostar de:

Logomarca do Sínodo 2023

CONHEÇA OS SIGNIFICADOS DA LOGOMARCA DO SÍNODO 2023 LANÇADA PELO VATICANO. Uma grande árvore majestosa, …