Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 5º Domingo Comum 06.02.2022.

Liturgia do 5º Domingo Comum 06.02.2022.

“ASSIM QUE ISTO TOCOU OS TEUS LÁBIOS. E TEU PECADO ESTÁ PERDOADO!”

1.Acolhida
Deus escolhe os seus profetas, ainda, antes de serem concebidos no seio da própria mãe e purifica os lábios de seus pregadores com brasas incandescentes! Tal é a importância de seus ministros e da Palavra que devem anunciar ao mundo.
A Palavra de Deus deve ser anunciada com atenção, pois, Ele tem uma missão para seu Povo: “Anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado!” A Eucaristia que celebramos não é uma peça teatral que se desenrola sobre o alta: ´E o mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. Somos salvos pelo mistério real que acontece (renova-se) sobre o altar para nossa salvação! É o mistério do amor de Jesus, realmente, renovado sobre o altar. É a prova definitiva do amor de Jesus, nosso Salvador!

2.Palavra de Deus
Is 6,1-2ª.3-8 – Deus prepara os seus ministros para anunciar seus mistérios. Purifica os lábios do ministro com uma brasa incandescente
1Co 5,1-11 – A catequese do Apóstolo Paulo apresenta um resumo da fé cristã: Jesus morto e ressuscitado e suas aparições após a Ressurreição. Paulo confessa sua limitação por ter sido perseguidor da Igreja de Jesus!
Lc 5,1-11 – Jesus sobe na barca de Pedro e depois de sua catequese, manda afastar-se para águas mais profundas e pescar. O resultado foi tão extraordinário que encheram dois barcos. Pedro ficou tão impressionado porque, tendo pescado durante toda a noite sem nenhum resultado… Pediu que Jesus se afastasse dele pois ele era um pobre pecador! Mas Jesus consola o Apóstolo anunciando-lhe que daquela hora em diante ele seri pescador de homens.

3.Reflexão
O Ministério da Palavra exige santidade de vida para o ministro: “Ai de mim estou perdido. Sou apenas um homem de lábios impuros!…” Mas a brasa do anjo, retirada do fogo divino, tocando os lábios impuros do ministro, purifica-os: “Assim que isto tocou os teus lábios, desapareceu a tua culpa e teus pecados estão perdoados!” A Palavra de Deus não pode ser pronunciada com lábios impuros. O Ministro de Deus tem que ter os lábios purificados! A eficácia de uma pregação, com certeza, está ligada ao fogo divino que purifica o coração do ministro! O ministro não é uma máquina; é um homem e precisa ter um coração limpo para anunciar com eficácia, a Palavra de Deus ao Povo de Deus!
O tema da pregação não pode ser um tema literário, mas uma experiência vital de Jesus. Devemos anunciar a História de Jesus, mas de Jesus vivo e real! Ele está vivo, Ele deixou a região dos mortos e está vivo em nosso coração. A Palavra de Deus é viva e eficaz Não devemos pregar a “História de Jesus”, mas sua vida e ressurreição. Ele está vivo entre nós e é o Vencedor da Morte! Ele está vivo e está presente em nossa vida! Ele está vivo e vive em mim! Jesus ressuscitou dos mortos! Isto não é notícia, mas é experiência de que Ele vive e vive no ministro que o anuncia! A ressurreição de Jesus não é uma grande notícia, mas uma grande e inegável verdade! A notícia você pode esquecê-la ou manipular, mas a ressurreição de Jesus é uma experiência inegável.
A pesca noturna é correta: pesca-se melhor de noite! Mas a pesca de Jesus acontece à luz do dia e numa hora imprópria! E tão abundante que foram enchidas duas bascas! Pedro ficou assustado, mas Jesus o acalma dizendo-lhe: De hoje em diante, você será pescador de homens! Os pescadores conduziram as barcas para a praia, deixaram tudo e seguiram a Jesus, não como pescador, mas como salvador dos homens!

FREI CARLOS ZAGONEL.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …