Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 7º Domingo Comum 20.02.2022

Liturgia do 7º Domingo Comum 20.02.2022

“O que desejais que os outros vos façam Fazei- também vos a eles!”
1.Acolhida
Os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos dos homens: são caminhos de paz e de respeito, são caminhos de misericórdia e de compaixão. O jovem Davi ´podia livrar-se de seu inimigo, o rei Saul, mas preferiu respeitá-lo porque era um ungido.
Os caminhos do Senhor são caminhos de misericórdia e de respeito pela vontade de Deus: Deus não quer a morte do inimigo, mas a misericórdia! Há em nós raízes do homem terrestre O homem terrestre é vingativo, mas o homem celeste é cheio de amor e de misericórdia, de ternura, de paz e de convivência. O homem espiritual sabe perdoar porque é recriado de acordo com a imagem e semelhança do Criador. Deus purifica sua criatura, recria o homem à imagem do Criador!
O ideal do homem purificado é o amor, o perdão e a misericórdia: “Amai vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam!” (Lc 6,25).

2.Palavra de Deus
1Sm 26,2-23 – O jovem Davi agiu como um homem celeste, purificado pela unção que o impediu de vingar-se de seu inimigo, o rei Saul. Não prevaleceu sua habilidade e inteligência que lhe possibilitava vingar-se de maneira definitiva do adversário. Pelo contrário, perdoou e demostrou como poderia ter-se vingado!
1Co 15,45-49 – Davi não agiu como um guerreiro, mas como um homem celeste, purificado pela graça, pela unção e eleição divina. “A vós que me escutais
Lc 6,27-38 – Ouçamos a catequese de Jesus: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam… rezai por aqueles que vos caluniam!” É a catequese celestial e não a belicosa.

3.Reflexão
A graça batismal que transforma o homem terrestre em homem celeste, na maioria das vezes, permanece apenas como semente e não se torna realidade. Ela precisa ser cultivada para tornar-se uma árvore da vida. Somos batizados, mas continuamos vingativos, brigões, orgulhosos e apegados à matéria animal. O homem espiritual, semelhante ao Criador, permanece nos batizados, apenas, como semente batismal! O jovem Davi podia liquidar seu adversário com um único golpe de lança, mas prevaleceu nele o homem espiritual e não o guerreiro poderoso e inteligente. Respeitou o inimigo, rei Saul, por ser ungido por Deus! Nele a graça divina não permaneceu como semente, mas germinou e se desenvolveu como árvore. Despertemos a semente batismal e vivamos a graça divina e celestial se, ainda, está em nós como semente inculta!
“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam… Para viver esta realidade precisamos cultivar a semente batismal, fazendo-a germinar e cultivá-la até tornar-se uma árvore da vida. O que Jesus ensina não é um caminho excepcional, mas o ideal de todo batizado! Nós, os batizados, precisamos viver e andar pelos caminhos do Senhor. Não pensemos que Jesus tenha ensinado um caminho para uma elite. Ele ensinou o caminho para os batizados! O mundo atual não é mais cristão; é batizado, mas não cultivado! Ele precisa de exemplos e de catequese. Precisamos de uma catequese autêntica, a catequese do Evangelho de Jesus.
Os caminhos do Senhor são exigentes. E quem não anda pelos caminhos do Senhor Jesus? O Batismo semente não garante a salvação. A semente não germinada não se torna árvore e o paraíso é um jardim de árvores crescidas e não pacote de sementes bem conservadas! Despertemos a semente de vida divina que está em nossos corações. Não adiante dizer no dia do julgamento: “Senhor, não profetizamos em teu nome/ Não fizemos milagres em teu nome? E Eu, então, lhe declararei: Não vos conheci; apartai-vos de mim.”
FREI CARLOS ZAGONEL

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …