Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 8º Domingo Comum 27.02.2022

Liturgia do 8º Domingo Comum 27.02.2022

“A Boca fala do que o coração está cheio!”

1. Acolhida
“A Igreja vive de Jesus”, inclusive, cura-se de suas enfermidades físicas! Ter fé no amor e no poder de Jesus, pois, Ele foi enviado para aliviar o ser humano de suas dores físicas, que são consequências de nossos pecados!
O Apóstolo São Tiago afirma: “Quem não peca pela língua é santo!” Nossa língua está enferma: “Precisamos falar de nosso próximo, inclusive, falar mal dele!” É uma doença que Jesus precisa curar-nos, abrir nossos olhos para enxergar os nossos pecados ( as traves oculares) para termos condições e, assim, termos condições de ver bem nossa realidade interior e poder orientar com segurança a nossos irmãos!

2.Palavra de Deus
Eclo 27,5-8 – O nosso coração se revela em nossas conversas, pois a conversa, normalmente, é a linguagem de nossa fraqueza espiritual!
1Co 15,54-58 – Enquanto a raiz do pecado está em nós, revestidos desta carne mortal, mas, ao mesmo tempo, a vitória de Cristo vai sendo construída em nossa vida de filhos de Deus!
Lc 6,39-45 – Nosso olhar, ainda, está embaciado pelo pecado de nossos pais (pecado original) não enxergamos bem, deformamos, inclusive, o pecado do irmão aumentando-lhe a gravidade, dando-lhe a forma de trave!!

3.Reflexão
O coração do homem é insondável para o próprio homem; somente o fogo da provação pode revelar a sua natureza! O fogo revelador é a própria conversa! Cultivemos o silencia porque este revela a grandeza do próprio coração humano! Por isso, não julgue uma pessoa antes de ouvi-lo falar. As muitas palavras não são revelação de riqueza interior; pelo contrário, quem é tagarela torna pública sua miséria interior!
Não são as muitas palavras que revelam nossa grandeza interior e espiritual, mas o silêncio do Senhor Jesus Cristo é o revelador de nosso valor espiritual. A riqueza ou a pobreza de nossa vida espiritual aninha-se no íntimo de nosso coração. É lá que nosso coração se revela! Cultivemos o nosso coração fazendo dele o santuário do próprio Deus – “Quem me ama é amado por meu Pai e nós viremos a ele e faremos dela a nossa morada!”(Jo 14,20-23). Que maravilha fazer de nosso coração a morada próprio Deus (1Co 6,19-20).
Hipócrita! Tira, primeiro, a trave que está no seu olho e, então, poderás ver e tirar a cisco que está no olho de teu irmão! Precisamos purificar nosso olho, primeiro, para prestar um serviço perfeito para teu irmão! A vida espiritual tem suas normas; não se pode pensar em oferecer um serviço espiritual de qualidade tendo um coração apodrecido pelo pecado! A fé não é uma doutrina, mas é uma vida. Temos que ser árvores de vida divina para orientar o irmão em pelos caminhos do bem! A fé e a caridade são vida divina e apenas quem vive a vida espiritual pode orientar, com segurança, o irmão!
“A boca fala do que temos no coração!” Se nossa alma estiver repleta dos sentimentos de nosso Deus, então nossa vida será brilhante e iluminada pela gloria de Deus! Mas, se nossa alma estiver apagada como um tição mesmo que seja fumegante, não serve para iluminar… e nós somos chamados para ser luz no Senhor!

FREI CARLOS ZAGONEL

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …