Página Inicial / Notícias / Coleta da CF 2009

Coleta da CF 2009

No Domingo de Ramos, dia 5 de abril, as paróquias do Brasil realizam o Dia Nacional de Coleta da Solidariedade para a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça (Is 32,17)”.

Os recursos da Coleta serão destinados a projetos voltados ao controle social de políticas públicas na área de segurança; a denúncia de crimes contra a ética, a economia e gestões públicas; a denúncia do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro; valorização de articulações e redes sociais populares que defendam os direitos humanos, a superação da violência e a cultura de paz.

Do total arrecadado na Coleta, 40% são enviados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) para apoio a projetos relacionados ao tema da CF-2009; 60% do valor permanecem nas dioceses e comunidades de base para financiar iniciativas sociais em âmbito local. O FNS, administrado pela Cáritas Brasileira, é de responsabilidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os projetos do FNS são aprovados pelo Conselho Gestor – um grupo de trabalho da CNBB, que define a destinação dos recursos, além de supervisionar sua aplicação.

As doações também poderão ser feitas em qualquer data na Caixa Econômica Federal, agência 2220, conta-corrente 000.009-0, operação 003. “As pessoas que não puderem ir nesta data nas igrejas, podem contribuir por meio de depósito na conta da campanha ao longo do ano”, explica o assessor da Cáritas Brasileira, Vitélio Pasa.

Mensagem da CNBB – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil preparou um vídeo para a animação da Coleta nas paróquias e comunidades, que está sendo veiculado pelas TVs católicas. Segundo o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Barbosa, a mensagem objetiva “partilhar as conquistas sociais e a melhoria de vida de nossos irmãos e irmãs que vivem submetidos às condições de exclusão social", lembrando o resultado das campanhas anteriores. Veja a carta enviada ao clero.

Prestação de Contas – O Fundo Nacional de Solidariedade apoiou 183 projetos relacionados à CF 2008, Fraternidade e Defesa da Vida. Foram R$ 3.809.692,07 (40% do total arrecadado), distribuídos em ações de defesa e promoção da vida de famílias, crianças, adultos/as e idosos/as de diferentes raças, etnias e religiões. Iniciativas de educação de base, conscientização de direitos, articulação das diferentes pastorais sociais e projetos ligados ao combate da violência também foram apoiados pelo FNS.

Destacam-se atividades  educativas e produtivas na perspectiva do desenvolvimento sustentável e solidário, além de ações voltadas para a mobilização por direitos e políticas públicas com adolescentes, camponeses/as, indígenas, desempregados/as e catadores/as.

O total das doações feitas a CF 2008 foi de R$ 9.524.230,18. Mais informações no site da Cáritas Brasileira – www.caritas.org.br

Movimento de Cursilhos de Cristandade

O movimento de Cursilhos de Cristandade que tem como patrono São Paulo Apóstolo, nasceu em …