Página Inicial / Notícias / XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe

XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS INSTITUTOS SECULARES DO BRASIL (CNISB) SEDIA CONGRESSO LATINO-AMERICANO EM SÃO PAULO.

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) vai sediar o XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe que acontecerá em São Paulo, de 1 a 6 de agosto de 2023. O tema que vai nortear o Congresso é “Mística e Profecia na Secularidade” buscando escutar os novos apelos da América Latina e do Caribe e, ao mesmo tempo, descobrir novas formas de ação e fortalecimento da identidade da consagração secular.
Reunindo Institutos de todo o continente latino-americano e caribenho, o Congresso terá como lema bíblico o Evangelho de São João 8, 26: “O que ouvi Dele é o que eu falo ao mundo” e será uma oportunidade de fortalecimento da identidade e missão de consagrados seculares.

Estão sendo esperados cerca de 130 participantes entre consagrados e consagradas seculares de diversos países da América Latina e do Caribe, além de convidados, conferencistas e representantes de outros organismos da Igreja e sociedade.
Em sua décima terceira edição, desde 1975, os Institutos Seculares, reunidos nesse espaço de discussão, tem tratado de assuntos que envolvem o crescimento e expansão, bem como a divulgação da Vida Consagrada Secular e os carismas presentes na América Latina e Caribe. Nessa tradição, emerge sempre a preocupação de refletir sobre a identidade, missão e sobre o sentido desse estilo de consagração.
“O Congresso terá como objetivo geral discernir, aprofundar e atualizar nossa caminhada, ocupados no hoje de Deus, fazendo uma releitura da realidade Latino Americana e Caribenha. Iluminados pela Palavra de Deus, a Doutrina Social da Igreja e as ciências sociais, buscamos escutar os novos apelos do continente. Ainda, queremos descobrir novas formas de ação e fortalecimento da identidade da consagração secular”, afirma a CNISB.
O Congresso está sendo precedido por uma série de encontros virtuais com transmissão pelo canal da CNISB no YouTube. O primeiro, de abertura do pré-Congresso, aconteceu no dia 22 de setembro do ano passado, o segundo em março com o tema Mística, em abril aconteceu o terceiro sobre Secularidade e o último, com o tema Profecia, vai acontecer no próximo dia 16 de junho, às 20h.

O que são os Institutos Seculares?
Os Institutos Seculares são uma das formas de vida consagrada reconhecidas juridicamente pela Igreja através da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia do Papa Pio XII em 2 de fevereiro de 1947. Seus membros, como consagrados seculares, vivem no meio do mundo, nas condições ordinárias da vida (secularidade) e professam os conselhos evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência (Consagração), visando transformar o mundo a partir de dentro, santificá-lo e enriquecê-lo com o Espírito do Evangelho.
Saiba mais sobre os Institutos Seculares no site da CNISB: https://cnisb.org.br/
Hino Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=UNwd0SP8tZc
Para mais informações sobre o Congresso: congresso@cnisb.org.br
Com informações da CNISB