Página Inicial / Notícias / Formação on line sobre terceira edição típica do Missal Romano

Formação on line sobre terceira edição típica do Missal Romano

COMISSÃO PARA A LITURGIA E EDIÇÕES CNBB LANÇAM FORMAÇÃO ONLINE SOBRE A TERCEIRA EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO.

A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e Edições CNBB lançaram a formação: “A Igreja em Oração – formação continuada sobre a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano”. A formação estará disponível a partir do dia 10 de outubro.

O bispo de Bonfim (BA) e presidente da Comissão, dom Hernaldo Pinto Farias, explica que trata-se de uma proposta de formação, baseada em vídeo-aulas com especialistas em liturgia e membros das Comissões de Liturgia e para os Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB. O curso tem o objetivo de promover, na Igreja no Brasil, uma boa acolhida do Missal Romano.

“Participe desta formação, procure e acesse nossos vídeos para que o Missal seja bem acolhido e a celebração do mistério de Cristo, na Eucaristia, seja cada vez mais uma experiência amorosa de assentarmo-nos à mesa com o Ressuscitado”, convocou.

Dom Hernaldo reforça que o Papa Francisco na carta apostólica Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, diz que sem uma adequada formação litúrgica ainda persistirão as atitudes arbitrárias na liturgia.

Sobre a formação
A formação online, organizada em uma plataforma digital estruturada pela Edições CNBB, é composta de 10 aulas conduzidas por especialistas em liturgia, nas quais são apresentados os princípios da sagrada liturgia e as principais mudanças da terceira edição típica do Missal Romano.

Os participantes que cumprirem todo o itinerário formativo receberão um certificado do Departamento de Teologia da PUC do Rio de Janeiro. Para participar, é necessário que os interessados acessem a plataforma (aqui) e se inscrevam. A formação tem uma taxa de R$ 25,00

Conteúdos do curso:
Contextualização da III edição típica do MR

CETEL e o trabalho dos 20 anos
A Instrução Geral do Missal Romano
O Próprio do tempo e os ritos iniciais
Liturgia da Palavra
Liturgia Eucarística
Oração Eucarística
Música na Liturgia a partir da SC e IGMR
O Espaço litúrgico
Questões práticas: gestos e posturas em vista da unidade

Inscreva-se:
cursosedicoescnbb.com.br

https://www.cnbb.org.br/comissao-para-a-liturgia-e-edicoes-cnbb-lancam-formacao-sobre-a-terceira-edicao-tipica-do-missal-romano/

Você pode Gostar de:

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …