Página Inicial / Noticias do Mundo / Orla do Porto recebe escultura do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Orla do Porto recebe escultura do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Orla do Porto recebe escultura do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

A imagem tem mais de 3 metros de altura e pesa cerca de 150 kg. Ela ficará instalada no anexo II da Orla para os devotos e turistas que passarem pelo local.

Simone Guedes / Assessoria

Esculpida em madeira, por um artista desconhecido, na cidade de Sorocaba, em São Paulo, no século XVIII, cabelos naturais, que segundo a tradição foram colocados por uma pessoa que recebeu uma graça, e um cetro de cana-de-açúcar, um símbolo do sofrimento dos trabalhadores nos canaviais do Brasil colonial, a imagem do padroeiro da capital mato-grossense, Senhor Bom Jesus de Cuiabá, recorda a nós o momento em que Jesus é preso, julgado e conduzido à morte.

Com mais de 3 metros de altura, 150 quilogramas e um trabalho manual repleto de devoção, a Orla do Porto II recebeu, na última quarta-feira (01/11), a instalação de uma escultura, réplica da imagem do Senhor Bom Jesus. Esculpida em argila e laminada com fibra de vidro, a arte do goiano Jânio Borges, morador da Comunidade Morrinho (Santo Antônio), foi apresentada à arquidiocese como um presente para a cidade de Cuiabá.

“A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é um patrimônio histórico, artístico e religioso da cidade e do estado. Ela expressa a fé e a cultura do povo cuiabano, que há mais de três séculos se identifica com o seu padroeiro e confia na sua proteção e intercessão”, ressaltou padre Felisberto Samoel da Cruz, Chanceler da Arquidiocese de Cuiabá.

A imagem original, trazida para Cuiabá pelos bandeirantes em 1722, quando buscavam o interior do país atrás de índios, ouro e terras, e que misteriosamente desapareceu, só foi encontrada em 1728, na ilha de Manoel Homem, em Mato Grosso do Sul. Após uma expedição enviada pela Câmara Municipal para resgatar a imagem e trazê-la de volta a Cuiabá, o grupo foi recebido com festa pelo povo, que levou a imagem, em procissão, até a igreja matriz, a Catedral Metropolitana de Cuiabá.

Você pode Gostar de:

Festa do Senhor Divino – Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para a …