Página Inicial / Notícias / Indulgência plenária na Paróquia Nossa Senhora do Pantanal

Indulgência plenária na Paróquia Nossa Senhora do Pantanal

FIÉIS PODEM RECEBER INDULGÊNCIA PLENÁRIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PANTANAL, CONCEDIDA POR PAPA FRANCISCO.

Em um gesto especial para celebrar os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em Greccio na Itália, o Papa Francisco concede aos católicos a oportunidade de receber a “Indulgência do Presépio” neste Natal. A Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, confiada aos freis franciscanos da congregação dos Frades Menores Missionários, torna-se um dos locais na arquidiocese para receber esta graça especial.

A indulgência plenária será concedida a todos os fiéis que rezarem diante do presépio em uma igreja confiada aos frades franciscanos em todo o mundo, cumprindo as condições estabelecidas. Este privilégio estará disponível de 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, até 2 de fevereiro, na Festa da Apresentação de Jesus no Templo.

Para alcançar esta graça, os fiéis devem seguir as orientações da Igreja, que incluem confissão sacramental, participação na Santa Missa, recebimento da comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa Francisco. Em comemoração aos 800 anos do Natal de Greccio, é necessário rezar diante do presépio de uma igreja confiada aos freis franciscanos.
No bairro Petrópolis em Várzea Grande/MT, a Paróquia Nossa Senhora do Pantanal, confiada aos Frades Menores Missionários, será um dos locais para receber esta graça, haverá a bênção do presépio durante a Santa Missa, no dia 12 de dezembro, às 19h, com a presença do arcebispo Dom Mário Antônio da Silva.
Os fiéis que desejam obter a indulgência plenária devem visitar uma igreja franciscana e rezar diante do presépio, que permanecerá montado até a Festa da Apresentação de Jesus, em 2 de fevereiro, além das condições específicas.
Na Arquidiocese, a indulgência do presépio só será possível nas paróquias Nossa Senhora de Guadalupe, confiada à Ordem dos Frades Menores; Nossa Senhora Aparecida, dos Frades Menores Capuchinhos; e Nossa Senhora do Pantanal, sob os cuidados dos Frades Menores Missionários.
Na narrativa conforme o biógrafo de São Francisco, Frei Tomás de Celano (n.30), conta que três anos antes da morte, Frei Francisco passando pelo vilarejo de Greccio, pediu a um homem piedoso chamado João, para preparar em seu curral um lugar para celebrar o Natal do Senhor. Assim aconteceu: na Noite Santa, pessoas de toda a região vieram celebrar a missa de Natal dentro do lugar preparado. Após a celebração, os fiéis levaram as palhas para alimentar os animais doentes. Este episódio deu origem à tradição, mantida pela família franciscana até hoje, de fazer presépios e até mesmo celebrar dentro deles, como forma de lembrar que o Menino se fez carne na mais absoluta pobreza.
Este Natal se torna não apenas uma celebração tradicional, mas uma oportunidade especial para os fiéis renovarem sua espiritualidade, seguindo a tradição deixada por São Francisco de Assis e buscando sempre em suas vidas a paz e o bem.

Carta aos cristãos católicos do Brasil – CNBB

EM COLETIVA DE IMPRENSA, CARDEAIS APRESENTAM AS QUATRO MENSAGENS APROVADAS PELO EPISCOPADO BRASILEIRO. Seguindo a …