Página Inicial / Notícias / Padres da Arquidiocese de Cuiabá se encontram para última reunião de 2023

Padres da Arquidiocese de Cuiabá se encontram para última reunião de 2023

A última reunião do clero, em 2023, foi realizada na manhã (19), no Seminário Cristo Rei. O encontro de espiritualidade e convivência, que reuniu mais de 70 padres diocesanos e religiosos do quadro de sacerdotes da Arquidiocese de Cuiabá, tratou especialmente da Nova Edição do Missal Romano e da espiritualidade do advento.

“Essa tradução do Missal é a terceira elaborada e levou quase duas décadas para ficar pronta. Entre as novidades, estão: formulários completos para as missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa, a Missa da Vigília da Epifania do Senhor, 12 novos prefácios no Ordinário da Missa, revisão da tradução das Orações Eucarísticas, entre outros pontos importantes para conservar a nossa fé”, destacou padre Deoni Alexandrino, reitor do seminário.

Sobre o encontro, o arcebispo metropolitano, dom Mário, lembrou da importância do Natal e da comunhão dos sacerdotes para que todas possam viver bem esse tempo:

“É importante que nossos padres estejam unidos nesse momento que antecede o Natal. Aqui, com toda Igreja, conseguimos rezar juntos, tratar de assuntos relevantes para esse tempo em que precisamos nos ajudar para celebrar as missas e realizar os atendimentos nas paróquias e comunidades”, destacou o arcebispo.

Na pauta da reunião também estava a mobilização para o 37º Vinde e Vede que, em 2024, será realizado na Arena Pantanal pela primeira vez.

“Apresentar para nossos padres os andamentos dos trabalhos do Vinde e Vede, tradicional evento de carnaval, que volta para seu local de origem (antigo verdão), é uma alegria muito grande. Nossos padres sempre foram muito generosos e parceiros nos atendimentos e participação dos nossos encontros. Então, vir convidá-los para continuar contando essa história é muito bom”, finalizou Clara Ferreira, uma das organizadoras do evento.

Outra pauta destacada pelos sacerdotes foi a importância de desenvolver a comunicação nas paróquias, com o trabalho da PASCOM (Pastoral da Comunicação), e com a parceria de profissionais que atuam na comunicação.

“A Rádio Bom Jesus fará 65 anos! Temos sonhos para que, em 2024, muitos projetos de comunicação saiam do papel e ganhem forma na Arquidiocese, isso, claro, contando com apoio de todos os padres”, afirmou padre Renan Cunha, diretor geral da Rádio.

Os sacerdotes foram fotografados, individualmente, para a montagem de um acervo oficial do clero. Após a realização da Santa Missa, os sacerdotes participaram de um almoço que marca o início de um novo ciclo para a Igreja. A próxima reunião será em março de 2024.

O Papa: a fé em Jesus, o vínculo com Ele, nos abre para receber a seiva do amor de Deus

Permanecer no Senhor significa crescer no relacionamento com Ele, dialogar com Ele, acolher sua Palavra, …