Página Inicial / Notícias / Aniversário de Dom Vital, Presidente Regional Oeste 2 CNBB

Aniversário de Dom Vital, Presidente Regional Oeste 2 CNBB

Hoje o Regional Oeste 2 da CNBB está em festa celebrando o aniversário natalício de Dom Vital Chitolina, atual Presidente do Regional Oeste 2 da CNBB, no estado de Mato Grosso. Rogamos a Deus que continue derramando muitas graças em sua vida, sempre sob a proteção de Nossa Senhora.

Parabéns Dom Vital e obrigado pelo seu sim ao plano de Deus.

Conheça um pouco da vida de Dom Vital.

Nasceu em Tuparendi, Estado do Rio Grande do Sul, a 03 de janeiro de 1954. Tendo ingressado na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, cursou ensino fundamental e médio em Seminários Dehonianos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os estudos de Filosofia foram realizados em Brusque(Santa Catarina) e os de Teologia em Taubate (São Paulo). Em 25 de fevereiro de 1984 realizou sua Profissão Religiosa Solene na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e foi ordenado Presbítero no dia 16 de dezembro de 1984.

Como Sacerdote desenvolveu atividades como:  Formador no Seminário de Corupá em Santa Catarina (1985-1990);Vigário Paroquial em Porto dos Gaúchos (1991);Pároco de Novo Horizonte (1992-1995)
Pároco em Lucas do Rio Verde (1996-1997).
Já em 23 de Dezembro de 1997 foi nomeado o primeiro Bispo Prelado da recém-criada Prelazia de Paranatinga,recebendo a Ordenação Episcopal no dia 19 de abril de 1998,com lema episcopal: Preparai o caminho do Senhor.
Em maio de 2011, foi eleito presidente do Regional Oeste II da CNBB (1º mandato) e em 28 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Diamantino, transferindo-o da Prelazia de Paranatinga.
E em 2023 reassume a presidência do Regional Oeste 2 para mais um mandato até 2027.
O Regional Oeste 2 compreende a Província Eclesiástica de Cuiabá com a sede na Arquidiocese de Cuiabá e com mais 7 Dioceses sufragâneas, sendo elas: Sinop, Juína, Diamantino, Cáceres, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga e Barra do Garças. É organizado em Comissões compostas por Pastorais, Organismos e Movimentos integradas à Ação Evangelizadora.

Fonte:CNBBO2  Diocese de Diamantino

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …