Página Inicial / Notícias / Simpósio de Formação Ecumênica

Simpósio de Formação Ecumênica

A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso realizará, de modo online, de 21 a 22 de fevereiro de 2024, o Simpósio de Formação Ecumênica com o tema: “Compreender e viver a fé no horizonte ecumênico”. Ainda dá tempo de se inscrever.

De acordo com o assessor da Comissão, padre Marcus Barbosa, o objetivo deste simpósio é se debruçar sobre a Teologia Ecumênica no magistério da Igreja e fixar uma maior atenção na Dimensão Pastoral do ecumenismo, à luz das recentes reflexões produzidas pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, cuja primeira sessão da etapa universal aconteceu em Roma, em outubro desse ano.

“É um encontro sempre muito apreciado tanto por aqueles que estão já empenhados na causa ecumênica na Igreja no Brasil como por um grande número de fiéis que desejam um maior conhecimento dos fundamentos e caminhos do Movimento pela Unidade dos Cristãos”, reforça padre Marcus.

Conferencistas
Como conferencistas, no primeiro dia, o simpósio contará com a reflexão do presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB e bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira. Ela está participando do Sínodo em Roma a convite do Papa Francisco.

No segundo dia, o simpósio contará com as reflexões da representante da Cáritas brasileira, Maria Cristina dos Anjos, que também se encontra em Roma participando do Sínodo e do padre Elias Wolff. Desde 2013, padre Elias é membro do Programa de Pós Graduação em Teologia (PUCPR); a partir de 2014, onde a partir de 2015 tornou-se Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso. Ele também é membro do Grupo de Pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da PUCPR e membro da Ecumenical Water Network (Conselho Mundial de Igrejas). É autor, entre outros, do livro “O Ecumenismo no Brasil – Uma Introdução ao Pensamento Ecumênico da CNBB”.

Como participar?
Não há custos de participação e os interessados em participar devem enviar sua inscrição, com nome completo, região do país e contato de celular para o seguinte e-mail: ecumenismo@cnbb.org.br

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …