Página Inicial / Jubileu Arquidiocese / Assembleia Plenária do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Culto Divino, plenária do Dicastério sobre desafios e oportunidades da formação litúrgica
Vai se realizar, de 6 a 9 de fevereiro, no Vaticano, a Assembleia Plenária do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que 60 anos após a promulgação da Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium, pretende traçar caminhos práticos com base na Carta apostólica Desiderio desideravi, sugerindo o desenvolvimento de projetos pastorais nas dioceses
Vatican News

A Assembleia Plenária do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, convocada de 6 a 9 de fevereiro,

discutirá a formação litúrgica, 60 anos após a promulgação da Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium, analisando os desafios e as oportunidades na Igreja de hoje. O tema sobre o qual os membros do Dicastério, juntamente com alguns consultores, discutirão é “Euntes parate nobis Pascha. Caminhos de formação litúrgica para ministros ordenados e fiéis leigos”.

Rumo a projetos nas dioceses
O objetivo da Assembleia Plenária é traçar caminhos práticos sobre as indicações contidas na Carta apostólica Desiderio desiravi, de 29 de junho de 2022, onde o Papa Francisco afirma: “A não aceitação da reforma, bem como uma compreensão superficial dela, nos distrai do compromisso de encontrar as respostas para a pergunta que volto a repetir: como podemos crescer na capacidade de viver plenamente a ação litúrgica? Como podemos continuar a nos surpreender com o que acontece na celebração diante de nossos olhos? Precisamos de uma formação litúrgica séria e vital”. A assembleia terá como objetivo não apenas enfatizar a importância da formação litúrgica, mas também fornecer aos bispos sugestões práticas para o desenvolvimento de projetos pastorais em suas dioceses, a fim de colocar em prática as indicações contidas no documento papal.

O programa da plenária
Os trabalhos serão abertos com a saudação e o prólogo do prefeito do Dicastério, cardeal Arthur Roche, e a introdução do arcebispo secretário, dom Vittorio Francesco Viola. A discussão girará em torno de três proposições – “Formação litúrgica da Sacrosanctum Concilium a Desiderio desideravi”, “Mistagogos para o povo de Deus: qual formação litúrgica para os ministros ordenados? Uma experiência: a formação teológica no Seminário Monte Angel “, “‘A liturgia é a primeira e indispensável fonte da qual os fiéis podem haurir o genuíno espírito cristão’. Caminhos de formação litúrgica para o povo de Deus” – que serão seguidas por momentos de reflexão, oração e discussão na assembleia geral e em grupos. A Plenária será também uma ocasião de celebração e comunhão litúrgica, com a Liturgia das Horas e a Missa, presididas por alguns membros do Dicastério.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …