Página Inicial / Notícias / Reitor-mor abençoa quadro comemorativo aos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso

Em uma cerimônia simples, mas bastante representativa, o Cardeal Ángel Fernández Artime – Reitor-mor salesiano – abençoou um quadro alusivo aos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso.

A pintura é uma obra do artista plástico cuiabano Odenir Seba, que também realizou obras semelhantes para as presenças salesianas de Cuiabá e Lins.

P. Ademir Lima fala dos detalhes do quadro comemorativo dos 130 anos da MSMT sob olhar atento do Cardeal Artime, Reitor-mor salesiano. Foto: MSMT

Além de Dom Ángel, também estiveram presentes os senhores bispos Dom Dimas Lara, arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, bispo de Jaboticabal (SP) e Dom Edmílson Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus (AM).

A bênção aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (08/03), na sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso e contou com a presença do inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, do vice-inspetor, P. Ademir Lima de Oliveira, do Reitor do Unisalesiano e diretor da presença salesiana de Araçatuba, P. Paulo Fernando Vendrame, do diretor do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, P. Wagner Galvão, do diretor do curatórium do Pós-noviciado, P. Andelson de Oliveira, do delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil, P. Aldir da Silva, do ecônomo inspetorial da MSMT, P. Erondi Tamandaré, do diretor da presença salesiana de Coxipó, P. Marcelo Fujimura, do diretor da Comunidade Salesiana S. Paulo VI, P. Pedro Pereira Borges, do inspetor da Inspetoria Salesiana de Manaus, P. Felipe Bauzière, e do Diretor Executivo da Cisbrasil, P. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

O vice-inspetor, P. Ademir de Oliveira explicou os detalhes do quadro que traz Nossa Senhora Auxiliadora ao centro, São João Bosco à sua direita e Santo Afonso Maria de Ligório à esquerda. As ilustrações remetem às principais atividades e presenças salesianas da inspetoria, como o Santuário de N.S. Auxiliadora, em Cuiabá, o Unisalesiano de Araçatuba e o Colégio Dom Bosco de Campo Grande. Além disso, a pintura traz uma referência à chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, o trabalho com os indígenas, os mártires, P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, jovens contemporâneos e uma referência muito especial ao trabalho dos salesianos irmãos na inspetoria, representados na figura do Mestre Alois (Luiz) Würstle segurando a mão de uma criança indígena ao lado de um poço artesiano.

Junto com a pintura, um brasão da inspetoria também recebeu a bênção do Cardeal salesiano. As duas peças farão parte do Museu histórico da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Por Euclides Fernandes –  MSMT

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …