Página Inicial / Notícias / Cardeal Dom Ángel Fernández se despede de MT com Santa Missa na Catedral

Cardeal Dom Ángel Fernández se despede de MT com Santa Missa na Catedral

Na noite de sexta feira (15 de março/2024) o Cardeal Dom Ángel Fernández Artemi presidiu a Santa Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus concelebrada por Dom Mário Antonio, Metropolita de Cuiabá, pelos bispos de outras dioceses do Brasil, pelos padres diocesanos e salesianos.

Após sua chegada à Catedral Basílica, Dom Ángel, Dom Mário, e demais padres diocesanos e salesianos presentes dirigiram-se à Cripta para um momento de oração junto aos túmulos dos bispos. Entre eles estão Dom Carlos Luiz D’Amour, que em 18 de junho de 1894, acolheu os primeiros padres, irmãos e irmãs salesianas em Cuiabá, além de Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves e Dom Bonifácio Piccinini, bispos salesianos falecidos da Arquidiocese de Cuiabá.

Após esse momento de oração, a Santa Missa começou com o Hino “Marcha da Igreja” (Reunidos em torno de nossos Pastores), reunindo seminaristas, irmãos e irmãs salesianas, fiéis leigos da Paróquia Nossa Senhora da Guia do Coxipó acompanhados pelo Pároco salesiano Pe. Marcelo Fujimura, fiéis leigos de outras paróquias da Arquidiocese de Cuiabá, líderes de diversas pastorais, movimentos e serviços. Além disso, destacou-se a presença do inspetor salesiano Pe. Ricardo Carlos, do vice-inspetor Pe. Ademir e membros do conselho inspetorial de Mato Grosso. Autoridades civis também estiveram presentes, incluindo o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, acompanhado da 1ª dama, Virginia Mendes, o Senador da República, Mauro Carvalho, com sua esposa Mônica Carvalho e Deputado Federal Fábio Garcia, secretário da Casa Civil.

Durante sua homilia, Dom Ángel expressou a alegria de compartilhar esses momentos em Mato Grosso ao lado de Dom Mário, Arcebispo Metropolitano, dos irmãos padres salesianos e diocesanos, da comunidade salesiana e do povo de Deus. Ele agradeceu a Deus pelos 130 anos de presença salesiana em Mato Grosso e pediu que Ele continue fortalecendo essa jornada de testemunho e serviço. Dom Ángel também fez um agradecimento especial a todos os leigos que contribuíram para os trabalhos de evangelização e serviços sociais realizados pelos salesianos nesses anos.

Ao final da Santa Missa, Dom Mário expressou sua gratidão especial ao Cardeal Dom Ángel pela presença em terras cuiabanas durante os três dias na Arquidiocese de Cuiabá. Ele também agradeceu ao Pe. Ricardo, inspetor salesiano, pelos 130 anos de presença salesiana e todo o trabalho realizado nesse período, bem como ao Pe. Deusdédit, em nome de todo o clero diocesano e padres visitantes, e ao povo da Arquidiocese pela calorosa acolhida.

O último momento da Santa Missa foi a coroação de Nossa Senhora realizada pelo Cardeal Dom Ángel.

Segue abaixo mais algumas fotos da Santa Missa

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …