Página Inicial / Notícias / Dom Mário preside Santa Missa no início do Tríduo Pascal

Dom Mário preside Santa Missa no início do Tríduo Pascal

A celebração da Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, durante o qual a Igreja atualiza o Santo Sacrifício da última ceia, na qual o Senhor Jesus ofereceu seu Corpo e Sangue a Deus Pai sob as formas do pão e do vinho.

Na Catedral Basílica, Dom Mário, Metropolita de Cuiabá, presidiu a Santa Missa com o rito do lava-pés.

Este dia é especial para a Igreja, pois celebra a instituição dos importantes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Embora Jesus seja o grande e eterno Sacerdote, Ele quis que ministros sagrados, escolhidos do meio do povo, levassem ao mundo a salvação conquistada por Sua Morte e Ressurreição.

Jesus ansiava por celebrar aquela hora: ‘Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer’ (Lucas 22,15). Na última ceia, após instituir o sacramento da Eucaristia, Ele disse aos discípulos: ‘Fazei isto em memória de Mim’. Com essas palavras, instituiu o sacerdócio cristão: ‘Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Tomou em seguida o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e entregou a seus discípulos dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim” (cf. Lucas 22,17-19).

 

Na noite em que foi traído, Ele demonstrou seu amor supremo, bebendo o cálice da Paixão até a última gota amarga. Como nos relata São João: ‘Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou’ (João 13,1).”

Você pode Gostar de:

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …