Página Inicial / Noticias do Mundo / Em homilia, Papa destaca exemplo de São José

Em homilia, Papa destaca exemplo de São José

Que São José nos dê a capacidade de sonhar coisas grandes, pediu o Santo Padre na homilia de hoje

Papa Francisco ressaltou a importância de se recordar a História de Salvação Pessoal na Missa desta quinta-feira, 21.
Nesta segunda-feira, 20, o Papa Francisco dedicou sua homilia na capela da Casa Santa Marta a São José, cuja solenidade foi transferida de 19 para 20 de março para não coincidir com o domingo de Quaresma.
São José obedece ao anjo que aparece em seu sonho e toma consigo Maria, grávida por obra do Espírito Santo, como narra o Evangelho de Mateus. Um homem silencioso, mas obediente, pontuou o Santo Padre. José é um homem que carrega sobre seus ombros as promessas de descendência, de herança, de paternidade, de filiação e de estabilidade.
“E este homem, este sonhador, é capaz de aceitar esta tarefa, esta tarefa difícil e que muito tem a nos dizer neste período de uma grande sensação de orfandade. E assim este homem toma a promessa de Deus e a leva adiante em silêncio com fortaleza, a leva adiante para aquilo que Deus quer que seja realizado”.
São José é um homem que pode dizer muito, mas não fala, o homem escondido, o homem do silêncio, que tem a maior autoridade naquele momento, sem a demonstrar. E o Papa destaca que aquilo que Deus confia ao coração de José são “coisas fracas”: promessas e uma promessa é fraca. E depois também o nascimento da criança, a fuga ao Egito, situações de fraqueza. José carrega no coração e leva adiante todas essas fraquezas como se deve fazer: com muita ternura, com a ternura com a qual se pega uma criança.
“É o homem que não fala, mas obedece, o homem da ternura, o homem capaz de levar adiante as promessas para que se tornem firmes, seguras. O homem que garante a estabilidade do Reino de Deus, a paternidade de Deus, a nossa filiação como filho de Deus. Gosto de pensar José como guardião das fraquezas, de nossas fraquezas: é capaz de fazer nascer muitas coisas bonitas de nossas fraquezas, de nossos pecados”.
José é o custódio das fraquezas para que se tornem firmes na fé, mas ele recebeu esta tarefa durante um sonho. “É um homem capaz de sonhar”, observou o Papa, e é também o guardião do sonho de Deus: o sonho de Deus de salvar a humanidade, de redimi-la, foi confiado a José. “É grande este carpinteiro! Silencioso, trabalhador e guardião que carrega as fraquezas e é capaz de sonhar. Uma figura que tem uma mensagem para todos.
“Eu hoje quero lhe pedir que dê a todos nós a capacidade de sonhar, porque quando sonhamos coisas grandes, coisas bonitas, nos aproximamos do sonho de Deus, das coisas que Deus sonha para nós. Que aos jovens dê, porque ele era jovem, a capacidade de sonhar, de arriscar e assumir as tarefas difíceis que viram nos sonhos. E dê a todos nós a fidelidade que geralmente cresce num comportamento justo, e ele era justo, cresce no silêncio, poucas palavras, e cresce na ternura que é capaz de proteger as próprias fraquezas e as dos outros”.
Da Redação, com Rádio Vaticano

Em homilia, Papa destaca exemplo de São José

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …