Página Inicial / Galeria de Fotos / VII Assembleia Geral Arquidiocesana Pós-Sínodo – 2018

VII Assembleia Geral Arquidiocesana Pós-Sínodo – 2018

A Arquidiocese de Cuiabá realizou no dia 17 de março/2018 a sua VII ASSEMBLEIA GERAL ARQUIDIOCESANA PÓS-SÍNODO-2018 com a temática CRISTÃOS LEIGOS & LEIGAS – IGREJA & SOCIEDADE (Diretrizes 2018 -2022).
A Assembleia foi realizada no auditório da Faculdade Católica (SEDAC), e estiveram reunidas aproximadamente mais 350 pessoas entre Lideranças Leigas, Seminaristas, Padres e Arcebispos), a condução da assembleia foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos,sdb e pelo Padre Reginaldo, Reitor do Seminário Arquidiocesano Cristo Rei.

No período da manhã a programação constou da acolhida, animação realizada pelos seminaristas da Arquidiocese, em seguida a Oração inicial foi conduzida por Dom Milton.
Após a escuta e meditação da Palavra de Deus (Santo Evangelho) foram apresentadas as diretrizes sobre a temática da assembleia.
Após o intervalo do almoço foram realizados dois momentos bem especiais: o primeiro a divisão dos grupos de estudos para debaterem e analisarem todas as diretrizes e o segundo momento a grande Plenária sobre as conclusões dos grupos de estudos.

O Livro das diretrizes CRISTÃOS LEIGOS & LEIGAS – IGREJA & SOCIEDADE (Diretrizes 2018 -2022) apresenta os seguintes Capítulos:
1.O Cristão leigo, sujeito na Igreja e no Mundo: Esperanças e Angústias
2.Sujeiro Eclesial: Discípulos Missionários e cidadãos do mundo
3.A Ação transformadora na Igreja e no Mundo

Confira em nossa galeria algumas fotos deste dia de Assembleia, clique aqui.

Para entender todo esse processo pós sinodal, apresentamos um resumo do período Sinodal da Arquidiocese de Cuiabá:

“DEUS EM NÓS, E, NÓS EM DEUS;COM MARIA, A COMUNHÃO PARA NUNCA MAIS ACABAR!”

O SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ é um processo evolutivo para nunca mais acabar! Neste momento, este processo evolutivo se torna a VII ASSEMBLÉIA GERAL.
O SÍNODO ACONTECEU ASSIM: Mais de 18.500 (dezoito mil e quinhentas) pessoas participaram da primeira fase/CONSULTIVA: foram os Grupos de Reflexões nas Comunidades de todas as Paróquias através dos CINCO ROTEIROS! Relembrando: 1ª. Fase do Sínodo: Conscientização (1º. Roteiro – oito meses! – julho/2004 a fevereiro/2005); 2ª. Fase do Sínodo: Grupos de Reflexão/Comunidades e Assembleias Paroquiais e Arquidiocesanas (março-2005 a 26/maio/2007); 3ª. Fase do Sínodo: Fase de Redação: 2º. Semestre-2007 a 22/maio/2008; 4ª. Fase do Sínodo: 2009 e 2010: I Congresso Eucarístico e Centenário da Arquidiocese – Visitais Pastorais pós-Sínodo e contato com os Documentos; 5ª. Fase do Sínodo: 2011 e 2012: Multiplicadores-Leigos/as repassaram o SÍNODO às Lideranças das Comunidades; 6ª. Fase do Sínodo: A partir de 2012 as ASSEMBLEIAS ARQUIDIOCESANAS foram atualizando o Sínodo

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …