Página Inicial / Notícias / Papa presidiu Oração das Vésperas

Papa presidiu Oração das Vésperas

Papa presidiu Oração das Vésperas com os bispos do Brasil.Foi o último compromisso de Bento XVI em São Paulo.SÃO PAULO, sexta-feira, 11 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI teve seu último compromisso eclesial em São Paulo na tarde desta sexta-feira, quando se reuniu com os bispos do Brasil para as Vésperas, oração da Igreja ao anoitecer.

O pontífice chegou às 16 horas (de Brasília) à Catedral da Sé, centro da cidade, para o encontro com cerca de 400 membros do episcopado.

No curto trajeto que liga o Mosteiro de São Bento à Sé, os fiéis mais uma vez demonstraram seu carinho ao pontífice, saudando-o e entoando cantos pelo caminho.

Assim que entrou na Catedral, o Papa beijou o crucifixo. Em seguida aspergiu os presentes com água benta. Dirigiu-se à capela do Santíssimo e depois fez uma reverência ao altar.

A Sinfônica de Heliópolis, formada por alunos de famílias de baixa renda, dava o tom das músicas na Igreja sede da arquidiocese.

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio, fez a saudação inicial ao pontífice. Agradeceu pela visita e por «nos orientar com sua palavra cheia de sabedoria».

Logo após a oração das Vésperas, o Santo Padre dirigiu seu discurso aos bispos brasileiros, mencionando vários desafios que a Igreja da América Latina enfrenta.

«É verdade que os tempos de hoje são difíceis para a Igreja e muitos dos seus filhos estão atribulados», disse o pontífice.

«A vida social está atravessando momentos de confusão desnorteadora. Ataca-se impunemente a santidade do matrimônio e da família, iniciando-se por fazer concessões diante de pressões capazes de incidir negativamente sobre os processos legislativos; justificam-se alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual; atenta-se contra a dignidade do ser humano; alastra-se a ferida do divórcio e das uniões livres».

Contudo, sob aplausos dos bispos presentes, o Santo Padre afirmou, citando Santo Agostinho, que «visto que Cristo não vacila, a Igreja permanecerá intacta até o fim dos tempos».

Da Catedral da Sé o Papa se dirigiu de papamóvel ao aeroporto Campo de Marte, onde se despediu das autoridades municipais e estaduais. Dali partiu em helicóptero para Aparecida, onde se hospeda no Seminário Bom Jesus.

No Santuário de Aparecida o Papa rezará o rosário com religiosos e seminaristas na tarde deste sábado. Pela manhã irá à Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, visitar o centro de recuperação de dependentes químicos. No domingo, abrirá os trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …