Página Inicial / Notícias / O perfil do Servidor

O perfil do Servidor

O perfil do «servidor» da Conferência do Episcopado Latino-Americano.Segundo seu secretário-geral, Dom Andrés Stanovnik, bispo de Reconquista.APARECIDA, sábado, 12 de maio de 2007 (ZENIT.org).- O secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Dom Andrés Stanovnik, bispo de Reconquista (Argentina), presidiu essa sexta-feira uma missa no Santuário de Aparecida, Brasil, em cuja homilia traçou o perfil dos servidores —pessoal do Santuário, sacerdotes, religiosos(as) e leigos voluntários— que auxiliarão os participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que começará este domingo.

O prelado argentino destacou com alegria como eles «não somente mostram que são eficientes nos serviços vários de preparação da V Conferência, mas transmitem que são testemunha da presença do Espírito em seus corações».

Dom Stanovnik convidou depois a todos os servidores, entre os que se encontravam também os operários, porteiros e varredores, a continuar com este mesmo espírito de fraternidade que caracterizou a preparação: «Estamos convidados a viver juntos os grandes acontecimentos que terão lugar dentro de poucos dias aqui em Aparecida».

O secretário considerou que o primeiro traço a destacar foi a compenetração com Jesus a partir de uma atitude de discipulado, isto é, de obediência a sua Palavra: «O evangelho, que é Palavra de Vida, sublinha a compenetração dos discípulos e das discípulas com Jesus. Esta compenetração faz de seus discípulos testemunhas do querer de Deus. Esta compenetração é o que o evangelho chama ‘obedecer seus mandamentos’».

«A V Conferência nos convida a viver com maior autenticidade esta comunhão dos discípulos e discípulas com Jesus». Neste contexto, um servidor da Quinta Conferência está chamado a viver, através de seu trabalho específico, «uma amizade especial com Jesus», enfatizou.

Dom Stanovnik sublinhou como segundo traço a grande dignidade que tem cada serviço, do mais visível até o mais humilde: «Não há trabalhos mais importantes que outros, todos têm a mesma dignidade». E deu um exemplo: «Você já pensou o que aconteceria se falhasse algo, como por exemplo, se os que têm que varrer o piso não o fizessem bem, seria uma catástrofe. Cada serviço é importantíssimo».

A terceira característica é que cada tarefa é um serviço ao Povo de Deus: «A função que foi designada a cada um é realmente um convite do Espírito Santo para servir ao Povo de Deus». «Este Povo de Deus que vai estar reunido aqui estes dias», apontou.

Finalmente, a quarta e a quinta característica do servidor foram resumidos em duas palavras: «A liberdade e a obediência são dois traços importantes do servidor. A obediência faz que a Palavra de Deus seja acolhida na própria vida, é a experiência mais profunda que alguém pode fazer do amor de Jesus. Se a obediência é acolhida, a liberdade é doação. Não é possível desconecta-las. Quem desliga uma, perde a outra».

Dom Stanovnik disse que esta maneira de servir deve ser realmente distintiva de um discípulo de Jesus: «As obras que realizam os amigos e amigas de Jesus terão que ser completamente diferentes das obras de quem não tem esta compenetração de Jesus».

Após colocar uma vez mais nas mãos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a discípula obediente e livre, as vidas de todos os servidores e o êxito da V Conferência Geral, o secretario geral abençoou uma cruz de madeira que peregrinará em missão por todas as paróquias da arquidiocese de Aparecida.

Além disso, por iniciativa do padre Gilson Maia, secretario executivo do CELAM, o cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidente do CELAM, saudou os servidores.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …