Página Inicial / Notícias / Despedida do Papa Bento XVI

Despedida do Papa Bento XVI

Santo Padre despede-se do Brasil com momentos de  poesia e beleza.APARECIDA, domingo, 13 de maio de 2007 (ZENIT.org).- O Papa despediu-se de Aparecida no início da noite deste domingo com um discurso que proporcionou momentos de «poesia e beleza» aos seus ouvintes.

O seu último compromisso no país foi justamente o motivo que o trouxe à América Latina: abrir os trabalhos da Quinta Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe.

O Papa discursou oficialmente aos delegados e convidados da Quinta Conferência neste fim de tarde num auditório no subsolo da Basílica de Aparecida.

Dom Baltazar Cardozo, arcebispo de Mérida (Venezuela), em coletiva de imprensa após o discurso do Papa, recordou que os discursos de abertura dos trabalhos das Conferências do Episcopado Latino-Americano passadas marcaram fortemente o tom das reuniões eclesiais.

«O Santo Padre nos proferiu um discurso de grande força e entusiasmo. Ele transmitiu suas inquietudes e esperanças. Houve momentos de poesia e beleza», disse, referindo-se à oração que o Papa escreveu para encerrar o seu texto.

Já Dom Héctor Gutiérrez, bispo de Engativá (Colômbia), afirmou que Bento XVI, diante do quadro de angústia e dificuldades que se vive na América Latina, propôs caminhos de respostas.

«Vivemos num mundo que espera ajuda. E o Papa respondeu a esse apelo mostrando Cristo com Caminho, Verdade e Vida», disse.

No início da noite deste domingo, o pontífice seguiu em helicóptero para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, para embarcar para Roma. Nesta segunda-feira os bispos iniciam sua jornada de oração e trabalho com a eucaristia às 8 horas.

Encontro formativo da Pascom adiado

A Pastoral Arquidiocesana da Pascom informa que o encontro formativo que aconteceria no dia  11 …