Página Inicial / Notícias / Comunhão na 5a Conferência (CELAM)

Comunhão na 5a Conferência (CELAM)

Bispos destacam espírito de comunhão na Quinta Conferência.APARECIDA, sexta-feira, 25 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Três convidados de outras Conferências Episcopais e um bispo latino-americano destacaram esta sexta-feira o espírito de comunhão que se vive no interior da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

O arcebispo de Braga (Portugal) e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga; o bispo auxiliar de Orange (EUA), Dom Jaime Soto; o bispo de Grand Falls (Canadá), Dom Martin William Currie; e o bispo de San Pedro Sula (Honduras), Dom Angel Garachana Pérez, concederam entrevista coletiva no Santuário de Aparecida para falar de sua experiência na Quinta Conferência.

Dom Jaime Soto destacou que muito dos pontos de conversação entre os bispos e convidados na Quinta Conferência «não são para nós simplesmente temas intelectuais ou de curiosidades turísticas».

«Há muitas ressonâncias nos Estados Unidos das realidades eclesiais e pastorais dos países aqui na América Latina. Não são povos diferentes, cada dia se vê que é o mesmo povo», disse.

Já o arcebispo de Braga recordou que Portugal é um dos países mais antigos do mundo em sua configuração atual. «A história de Portugal se identifica com a idéia de missão», afirmou.

«Praticamente a vida de Portugal foi ser um país missionário. Continuamos neste desejo de manter uma comunhão profunda com todos aqueles a quem, através da língua portuguesa, fomos proporcionando o dom da fé», disse.

Já o bispo do Canadá destacou que lhe agradaram muito as discussões internas na Quinta Conferência sobre a questão da criação. «Falou-se dos cuidados com a Amazônia, com os rios, o clima. No Canadá também vivemos problemas análogos», disse.

Dom Angel Garachana Pérez, de Honduras, expressou o sentimento de comunhão que há entre os participantes da reunião eclesial.

«Ao vir à Quinta Conferência me sinto como em casa, como em família. Esta Conferência prova que cada Igreja particular não está ilhada, mas que está em relação com as demais», disse.

«E é um encontro de comunhão e informação. Estes encontros me abrem um horizonte muito mais amplo. E se estabelece um conhecimento entre os bispos, uma comunhão entre nós e um maior conhecimento das demais Igrejas da América Latina e Caribe. E também da problemática e das esperanças que cada um destes povos nos que a Igreja caminha, vive e serve», afirmou o bispo de San Pedro Sula.

Encontro formativo da Pascom adiado

A Pastoral Arquidiocesana da Pascom informa que o encontro formativo que aconteceria no dia  11 …