Página Inicial / Notícias / Missas em Latim liberadas

Missas em Latim liberadas

Em vigor Motu Proprio sobre missal de 1962, motivo de unidade para Igreja.CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 13 de setembro de 2007 . Entra em vigor nesta quinta-feira o Motu Proprio de Bento XVI Summorum Pontificum, sobre o uso da liturgia romana anterior à reforma de 1970, que, segundo o cardeal Darío Castrillón Hoyos, impulsionará a unidade na Igreja. O documento libera o uso do missal romano de 1962, anterior ao Concílio Vaticano II, que nunca foi ab-rogado. Em particular, o documento emitido por Bento XVI estabelece que corresponde ao pároco acolher os pedidos dos fiéis ligados à anterior tradição litúrgica.

O cardeal Castrillón Hoyos, presidente da Comissão Pontifícia «Ecclesia Dei», e durante muitos anos prefeito da Congregação para o Clero, recordou nesta quinta-feira aos microfones da «Rádio Vaticano» que, dado que a Eucaristia é «o maior tesouro que temos, a maior manifestação do amor», «nunca deve ser motivo de discórdia: nela, só deve haver amor».

A Pontifícia Comissão «Ecclesia Dei» foi instituída por João Paulo II em 2 de julho de 1988, após o gesto cismático das ordenações episcopais ilegítimas realizadas pelo arcebispo Marcel Lefebvre, fundador da Fraternidade de São Pio X. Entre suas funções está a de propiciar a acolhida na comunhão eclesial às pessoas ligadas à liturgia celebrada antes da reforma do Concílio Vaticano II.

«Eu desejo que este documento possa ser um motivo de alegria para todos os que amam a tradição, um motivo de alegria para todas aquelas paróquias que já não estarão divididas, mas que, pelo contrário, terão uma multiplicidade de santidade com um rito que certamente foi o fator e o instrumento de santificação durante mais de mil anos.»

O cardeal agradece o Papa «por ter recuperado este tesouro para a Igreja. Não se impõe nada aos demais. O Papa não impõe a obrigação; o Papa só impõe que se ofereça esta possibilidade onde os fiéis a peçam».

«Se acontecer um conflito, pelo fato de que dois grupos podem entrar em contraposição, a autoridade do bispo, como diz o ‘Motu Proprio’, deve intervir para evitá-lo, mas sem cancelar o direito que o Papa deu a toda a Igreja», declara.

Bento XVI «considera um tesouro inestimável a liturgia anterior à Reforma do Concílio», mas «não quer voltar atrás», acrescenta.

«É importante saber e sublinhar que o Concílio não proíbe a liturgia de São Pio V e que os padres do Concílio celebraram a missa de São Pio V.»

«Não é um regresso ao passado, como dizem alguns que não conhecem a realidade. Ao contrário, o Concílio quis dar ampla liberdade aos fiéis. Uma dessas liberdades é precisamente a de manter este tesouro vivo, como diz o Papa.»

Pelo que se refere às mudanças que o «Motu Proprio» introduz, o cardeal explica que «o principal é que neste momento os sacerdotes podem decidir, sem permissão nem da Santa Sé nem do bispo, a celebração da missa segundo o rito antigo».

«E isso vale para todos os sacerdotes – declara. Os párocos devem abrir a porta da paróquia àqueles sacerdotes que, tendo dificuldades, querem celebrar. Já não é necessário, portanto, outra permissão.»

«Não é verdade, por exemplo, que se tenha tirado dos bispos o poder sobre a liturgia»: «o bispo dá o ‘celebret’, a potestade para celebrar, mas quando um sacerdote tem esta potestade, são o pároco e o capelão que têm de oferecer-lhe o altar para celebrar.Se alguém o impede, então corresponde à Comissão Pontifícia ‘Ecclesia Dei’ tomar as medidas, em nome do Santo Padre, para que se respeite este direito, um direito dos fiéis que agora fica claro», conclui.

Encontro formativo da Pascom adiado

A Pastoral Arquidiocesana da Pascom informa que o encontro formativo que aconteceria no dia  11 …