Página Inicial / Notícias / Assembléia Regional de Pastoral

Assembléia Regional de Pastoral

Nós, Bispos, presbíteros, religiosos (as) e leigos (as), coordenadores de pastorais, movimentos e organismos representantes da Igreja Católica no Mato Grosso, Regional Oeste 2 da CNBB, estivemos reunidos em Assembléia Regional de Pastoral, em Cuiabá, nos dias 22 a 24 de agosto de 2008.

Os momentos celebrativos, de convivência e de estudo nos ajudaram a rever a caminhada pastoral das Dioceses, apontando os avanços e identificando os desafios que temos como discípulos missionários, na construção do Reino de Deus, junto ao povo mato-grossense.

Estudamos as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010), que nos convocam a Evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Interpelados pela realidade, iluminados pela Palavra de Deus e pelas Diretrizes propomos, para estarmos em estado permanente de missão, as seguintes prioridades e metas para as dez dioceses:

Prioridades:

·         Encontro pessoal com Cristo, para uma conversão pessoal e pastoral;

·         Formação do discípulo missionário;

·         Ação em favor da juventude, da família e da comunidade;

·         Defesa da vida humana e meio ambiente.

Metas:

·         Implementar a dimensão missionária no Regional: COMIRE, Comidi, Comipa e infância missionária;

·         Fortalecer a consciência da partilha e o sentido de pertença à comunidade (Igreja), com a implementação do dízimo;

·         Concretizar ações em parceria com entidades a favor do meio ambiente.

Como discípulos missionários de Jesus Cristo nos alegramos de sermos seus evangelizadores. Nossa Senhora Aparecida, discípula missionária, nos acompanhe na concretização dos nossos compromissos e na fidelidade à nossa missão evangelizadora.

Festa do Senhor Divino – Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para a …