Página Inicial / Notícias / Dom Neri,Bispo de Juína

Dom Neri,Bispo de Juína

BRASÃO DO BISPO DOM NERI JOSÉ TONDELLO A espiritualidade teológica do Bom Pastor fundamenta-se na Trindade Santa com a presença do Cordeiro ao centro, como o símbolo perfeito do cumprimento da vontade do Pai na kenosis total de si, e com a participação direta de Maria celebrada nos sacramentos da Igreja. INTERPRETAÇÃO: O CORDEIRO BRANCO COM MANCHAS EM VERMELHO APOIADO SOBRE O CAJADO indica que o Santo de Deus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Nele está a fidelidade ao Pai e ao mundo. “Amor a Deus e amor ao próximo”, numa dinâmica que diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). O Cordeiro é a vítima que sofre as conseqüências do desamor. A opção/decisão pela ovelha mais fraca e vigiar a mais forte o leva à morte e morte de cruz, como nova árvore da vida de onde vem toda força de Deus celebrada na Igreja. Aquele que cuida com amor pode sofrer as mesmas conseqüências do autor da vida. A “sarça ardente” não se consome de amor pela humanidade. O Cordeiro se apóia no cajado assim como o Pastor se apóia no Cristo Pastor. Aquele que governa, santifica e ensina o faz com humildade, no diálogo fraterno e no respeito, em espírito de comunhão e participação (Vaticano II). MARIA, A ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO: Maria é a mulher grávida que aparece na visão do Apocalipse, “vestida de sol” (Ap 12, 1). É ela a nova humanidade em gestação permanente. A Maria de hoje. Maria é também a mulher cheia de Deus e, o primeiro sacrário da história. A mais perfeita discípula e missionária, a filha do Filho. A FLORESTA VERDE, O LAGO AZUL E A TERRA. O verde da floresta acena para a esperança que brota de toda a criação de Deus. A Amazônia um dos biomas do Brasil e do mundo expressa a beleza de Deus de que afirma a Bíblia: “E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1). No centro da criação, o ser humano é chamado a ser o guardião no Jardim do Éden. Na mesma intuição, “um sopro de Deus agitava sobre as águas” (Gn 1,2) para afirmar o vir-a-ser constante da obra de Deus. E, do céu vem uma voz que diz: “Tu és meu Filho amado, em Ti ponho meu bem querer” (Liturgia do Batismo do Senhor), como diz em outra passagem: “Este é meu Filho amado; ouvi-o” (Mc 1,11). Do útero fecundo da mãe terra nasce o pão nosso de cada dia. O cultivo (agricultura, culto à terra) da mãe terra e o respeito para com o meio ambiente permitem que as gerações do futuro também se alimentem. O Reino de Deus é sustentado na idéia força que pensa um desenvolvimento sustentável e equilibrado de acordo com o desígnio do próprio Deus. “Terra de Deus, terra de irmãos, terra para todos”. A terra recorda também a agricultura familiar, Diocese de Caxias do Sul, de onde Dom Neri José Partiu.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …