Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Advento(05.12)

2º Domingo do Advento(05.12)

2º Domingo do Advento –  cor roxa ou violácea – 05/12/2021

1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, é com a alegria da espera do Senhor que os acolhemos para celebrar o Mistério de nossa fé e nossa vida em comunidade. O Segundo Domingo do Advento se apresenta como um forte apelo à conversão, à renovação de vida, à transformação de tudo o que dificulta a chegada do Senhor em nosso coração, em nossa comunidade e em nossa sociedade. Como família reunida para celebrar os santos mistérios, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – A salvação é oferta da ação misericordiosa de Deus para todos os povos. Vivamos intensamente este tempo do Advento, pois o Senhor vem nos salvar e a sua vinda nos transforma. Vamos trazer presente os fatos que marcaram as nossas vidas nessa semana que passou (recordação da vida).
2. Acendimento da segunda vela (roxa) da Coroa do Advento
3. Deus nos perdoa Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão por nossas faltas e omissões (silêncio). Confiantes, supliquemos.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Senhor, vós sois misericórdia, nós vos pedimos que os nossos deveres no mundo não nos impeçam de encontrar o Vosso Filho que vem, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro do Profeta Baruc (5, 1-9)
6. Salmo Responsorial (125) (CD Cantando os Salmos – Ano C – faixa 2) Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! (bis)
7. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (1, 4-6.8-11)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (3, 1-6)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé Presidente – Professemos a nossa fé em Deus que é amor e misericórdia, rezando. Creio em Deus Pai..
11. Preces da Comunidade Presidente – Ao Senhor que nos ensina o caminho que nos conduz ao seu Reino, peçamos confiantes por nossas necessidades. Após cada prece, cantemos: Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor! (A. Cangiani)
Presidente –
Oração da Campanha para a Evangelização 2021. Bendito sois, Deus da vida, auxílio dos pobres e vulneráveis, amparo daqueles que esperam em vós. Ajudai-nos a testemunhar a alegria da evangelização, em meio aos desafios do tempo presente. Batizados e enviados para anunciar a Palavra, cuidar da vida e evangelizar os pobres, vivendo em comunidades eclesiais missionárias, queremos renovar nossa responsabilidade com a missão da Igreja. Renovai nossa esperança, fortalecei nosso chamado, enviai-nos em missão. Por Jesus Cristo, na força do Espírito Santo. Amém!
12. Apresentação dos Dons
Presidente – É necessário preparar o caminho do Senhor. A convocação de João Batista é para uma mudança radical, conversão de verdade. Mudança de mentalidade e de atitudes profundas. Pois andamos por estradas tortuosas de injustiça, corrupção e violência que amortecem e consomem nossas energias. Apresentemos ao Altar do Senhor, a nossa disponibilidade para tornar retos os caminhos tortuosos de nossa realidade.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus que enviou Seu próprio Filho e nos orienta a uma sincera e cotidiana conversão ao Seu projeto, que se impõe no Advento, para nos ensinar o caminho que nos leva à salvação, cantando
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai Nosso…
15. Momento da Paz Presidente – Para viver a verdadeira paz é preciso que nosso coração se converta e nossa vida seja vivida segundo os valores do Reino de Deus (rezemos em silêncio pela paz no mundo).
16. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Alimentados pelo Pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação neste encontro, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
17. Breves Avisos – No próximo domingo, realizaremos a coleta para o Projeto de Evangelização da Igreja no Brasil. Sejamos generosos e assim, ajudaremos para que o anúncio do Evangelho chegue a todos.
18. Bênção
Presidente – Que o Deus onipotente e
misericordioso vos ilumine com o advento do seu
Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais,
e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé,
alegres na esperança, solícitos na caridade. Amém.
– Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito
homem, sejais recompensados com a vida eterna,
quando vier de novo em sua glória. Amém.
– A bênção do Deus que é perdão e misericórdia
infinita, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre
vós e permaneça para sempre. Amém.
– Ide em paz, preparai o caminho do Senhor,
endireitai suas veredas. Graças a Deus.

Meditação a Palavra de Deus
A primeira leitura é uma mensagem de esperança endereçada a Jerusalém despojada de seus filhos. O texto recorda uma fase trágica na história do Povo de Deus, quando estava cativo na Babilônia, mas mostra, também, a festa triunfal do retorno do Povo de Deus do exílio. Jerusalém é chamada por Deus de “Paz na Justiça e Glória na Piedade”, revelando, assim que na nova comunidade que será instaurada, as relações humanas serão fundadas na justiça e voltadas para a paz. Deus mesmo “mandou abaixar os montes, as colinas, encher os vales, até aplainar o solo, para que Israel caminhe com segurança”. Ele é muito misericordioso e cheio de justiça! Sua bondade é maior que todas as crises e tragédias humanas. Na segunda leitura, Paulo faz um pedido a Deus para que o amor dos filipenses cresça sempre mais, em todo o conhecimento. O apóstolo se alegra e agradece a Deus por ver a comunidade, por ele fundada, assumir a sua causa, solidário com ele, certamente também nos momentos difíceis e de sofrimento. Podemos ver que, em sua oração, o apóstolo se preocupa com o bem de todos, não, pois, voltado para si mesmo. Paulo reza para que a comunidade cresça no amor, à luz do conhecimento, da sensibilidade e do discernimento nas escolhas, para que no dia da vinda do Senhor, seja encontrada pura, limpa e carregada com os frutos da justiça. Assim ele ensina à comunidade a continuar sempre solidária com todos os sofredores. Preparar os caminhos do Senhor, preparar para a sua vinda, com decisiva conversão, eis o apelo de Deus para nós, hoje. João Batista percorre toda a região do Jordão, obedecendo ao chamado de Deus. Sua missão é narrada com referências à profecia de Isaías. São Lucas faz a ligação entre o precursor e todos os que antes dele prepararam o caminho do Senhor. Na missão de precursor do Messias, figura central do Advento, João nos convida a endireitar a vida em fidelidade ao projeto de Deus. Por sua coragem, sua pobreza radical, pela vida contemplativa e experiência de Deus no deserto, João Batista nos chama à conversão, para que toda a humanidade “veja a salvação de Deus”. É dentro de nossa realidade concreta que Deus nos chama a viver seu projeto, a “vestir o manto da justiça e da misericórdia”, a deixar as marcas de nossa passagem, respondendo ao apelo do Espírito. Sua Palavra hoje questiona a nossa vida pessoal, critica o jeito da sociedade se organizar, exige que se trabalhe pela justiça, pelo direito de todos, preparando a chegada do Reino de Deus. A voz de João Batista continua clamando no deserto de nossa realidade, convidando-nos à conversão. Conversão não é apenas um assunto particular entre “eu e Deus”. Convertemo-nos a Deus, às outras pessoas e também à “Casa Comum de toda humanidade” (a criação toda)! O que cada um de nós está fazendo em preparação para a chegada do Salvador?

Leituras da Semana
2ª feira: Is 35,1-10; Sl 84; Lc 5,17-26
3ª feira: Is 40,1-11; Sl 95; Mt 18,12-14
4ª feira: Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38
5ª feira: Is 41,13-20; Sl 144; Mt 11,11-15
6ª feira: Is 48,17-19; Sl 1; Mt 11,16-19
Sábado: Eclo 48,1-4.9-11; Sl 79; Mt 17,10-13
Domingo: Sf 3,14-18a; Is 12,2-6; Fl 4,4-7; Lc 3,10-18

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …