Página Inicial / Animação Litúrgica / 30º Domingo do Tempo Comum (23.10)

30º Domingo do Tempo Comum (23.10)

Ano C – cor verde – 23/10/2022

1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs de nossa comunidade e visitantes sejam bem-vindos! É com grande alegria que nos reunimos para fazer memória da Páscoa de Cristo e celebrar a nossa fé e a nossa vida. Hoje o Senhor nos convida a vencer a autossuficiência que esvazia a missão. Confiantes que o seguimento pessoal, cultivado pela oração sincera e humilde de quem reconhece que a salvação é graça de Deus, como filhos e filhas amados do Pai, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões, da Santa Infância e da Juventude Missionária. Neste mês missionário estamos refletindo a temática ‘A Igreja é missão’, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas”. Conforme o mandamento de Jesus de evangelizar todas as nações, procuramos, pelo testemunho, demonstrar o mandamento maior do Amor que com Ele nos identifica. Nesta certeza vamos recordar os fatos da semana que passou para assim celebrarmos fé e vida (recordação da vida).
2. Deus nos perdoa Presidente – De coração arrependido e humilde, aproximemo-nos de Deus Justo e Santo e peçamos perdão de nossas faltas e omissões (silêncio). Arrependidos confessemos nossos pecados, cantando.
3. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos ao Senhor nosso Deus que em Jesus Cristo nos ensina o caminho que nos leva à salvação.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, nosso Pai, vós não fazeis discriminação de pessoas, e ouvis a oração dos humildes. Olhai-nos como pecadores arrependidos e abri o nosso coração à vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro do Eclesiástico (35, 15b-17. 20-22a)
6. Salmo Responsorial (33)(CD Cantando os Salmos) O pobre clama a Deus e Ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos. (bis)
7. Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (4, 6-8.16-18)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (18, 9-14)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé Presidente – No Deus Justo e Santo, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
11. Preces da Comunidade Presidente – Irmãos e irmãs, coloquemos nossa confiança no amor transbordante da Trindade, fonte da missão, apresentando nossas preces, rezando: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
12. Apresentação dos Dons (ainda em pé) Presidente – Nosso Deus escuta a súplica dos pobres e humildes que apresentam suas fragilidades diante dele, a exemplo do cobrador de impostos, e rejeita a oração farisaica daqueles que vão ao templo para se justificar e julgar os outros. Apresentemos ao Altar do Senhor, nossos momentos de orações fervorosas que realizamos individualmente, em família, nos encontros pastorais e na comunidade. De mãos estendidas para o Altar, cantemos.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus por todas as ações e gestos realizados pelos missionários em nossa Igreja e na sociedade em favor da vida.
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito do Senhor e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos como
Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
15. Momento da Paz Presidente – A prática do amor misericordioso nos conduz a vivência da paz. Rezemos em silêncio pela paz.
16. Oração Presidente – Oremos -(silêncio) – Ó Pai, alimentados por vossa Palavra (e pela comunhão) queremos testemunhar que sois um Deus Santo e defensor dos pobres. Iluminai nosso coração para que possamos reconhecer nossos pecados e permanecer no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
17. Bênção
Presidente – Que o Deus da misericórdia e do perdão caminhe convosco. Amém.
– Que Ele vos dê um coração humilde e comprometido com o seu Reino. Amém.
– Abençoe-vos o Deus da paz: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz com a missão de viver e anunciar o Reino e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
O livro do Eclesiástico mostra que a oferta e a oração dos órfãos e das viúvas encontram acolhida de Deus. Desagradáveis são as ofertas desonestas dos poderosos que, por meio delas, desejam estabelecer uma relação comercial com ele. Todavia, Deus não se deixa corromper nem faz distinção de pessoas em prejuízo dos pobres e oprimidos. Paulo dá o exemplo de alguém que se sente tranquilo depois de toda a caminhada de vida, para esperar de Deus um sinal de que “combater o bom combate não foi em vão”. O Apóstolo garante que todos os que lutam por uma causa esperam e confiam que essa luta vai lhes trazer a vitória. Seguindo sua viagem a Jerusalém, Jesus instrui os discípulos sobre a verdadeira atitude de quem se dirige a Deus em Oração. A parábola do fariseu e do publicano inicia-se revelando os destinatários: “Para alguns que confiavam na sua própria justificação e desprezavam os outros” (v. 9). O núcleo da parábola encontra-se nos vv. 10-13, quando entram em cena os dois personagens: o fariseu e o publicano, representando atitudes opostas da sociedade do tempo de Jesus. Ambos, no Templo, buscam relacionar-se com Deus mediante a oração. Com esta parábola, Jesus ensina aos discípulos em que consiste o autêntico relacionamento com Deus. Imitando o publicano, eles devem humildemente depositar sua confiança em Deus, que não faz distinção entre pessoas. Sua oração precisa traduzir-se na abertura ao mistério de Deus, que deseja justiça e dignidade para todos os seus eleitos. O discípulo não atribui a si os méritos de suas obras, quando se percebe agraciado pela abundância da misericórdia do Pai. Só quem aprendeu a amar a infinita bondade do Pai compreenderá as exclamações de alegria e de gratidão perante a obra da compaixão de Deus pelos pobres, sofredores e oprimidos. A oração que salva é aquela que, a exemplo do publicano, brota do coração que reconhece sua condição de criatura e faz de sua fragilidade a própria oração. Havendo gratuidade, confiança e entrega generosa à ação de Deus, a oração será autêntica e eficaz. (Roteiros Homiléticos do Tempo Comum – Ano C – 2007- CNBB)

 

Leituras da Semana
2ª feira: Ef 4,32-5,8; Sl 1; Lc 13,10-17
3ª feira: Ef 5,21-33; Sl 127; Lc 13,18-21
4ª feira: Ef 6,1-9; Sl 144; Lc 13,22-30
5ª feira: Ef 6,10-20; Sl 143; Lc 13,31-35
6ª feira: Ef 2,19-22; Sl 18; Lc 6,12-19
Sábado: Fl 1,18b-26; Sl 41; Lc 14,1.7-11
Domingo: Sb 11,22-12,2; Sl 144; 2Ts 1,11-2,2; Lc 19,1-10

 

 

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …