Página Inicial / Notícias / Santa Missa de 1 ano de Falecimento de Monsenhor Jonas Abib

Santa Missa de 1 ano de Falecimento de Monsenhor Jonas Abib

A Canção Nova Cuiabá convida para a Santa Missa de 1 ano de falecimento do Monsenhor Jonas Abib que será realizada no Rincão do meu Senhor dia 12 de dezembro/2023 às 19h00.

A história de Pe. Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib foi o fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

Foi um dos religiosos que mais se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina, utilizando os meios de comunicação, e com a realização de grandes encontros de evangelização.

Foi pregador, músico, escritor e articulista do Portal e da Revista Canção Nova. Ocupou o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e foi um dos membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC).

Nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, na cidade de Elias Fausto (SP). É filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana.

Aos 12 anos, mudou-se para o município de Lavrinhas (SP) para iniciar os estudos na Congregação Salesiana. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). Foi ordenado sacerdote em 1964 e adotou o lema “Feito tudo para todos”.

Monsenhor Jonas iniciou seus trabalhos com os jovens promovendo encontros e retiros para a juventude de São Paulo (SP). Depois de ingressar na Renovação Carismática Católica (RCC), em 1971, empenhou-se ainda mais no trabalho com a juventude.

No dia 2 de fevereiro de 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar comunicando Jesus e a vida nova que Ele veio trazer, por meio de encontros e meios de comunicação social. Dois anos depois, inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e em 1989, a TV Canção Nova.

Em 2002, Monsenhor Jonas Abib encontrou-se com o Papa João Paulo II, o que foi, para ele, a confirmação de sua missão. Em 2006, recebeu o prêmio Santa Clara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo documentário Concílio Vaticano II, produzido pela TV Canção Nova.

Aos 70 anos, gravou o DVD “Como é linda a nossa família”. O show foi realizado no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ) e lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos. O trabalho apresenta algumas músicas consagradas em sua caminhada na música católica, que se iniciou na década de 1970, com seu primeiro LP “O Amor Vencerá” .

No dia 17 de outubro de 2007, recebeu do Vaticano o título de Monsenhor, a pedido de Dom Benedito Beni dos Santos, então bispo da Diocese de Lorena (SP), da qual a Canção Nova faz parte. Um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.

Em janeiro de 2010, ele pôde celebrar a admissão da Canção Nova, oficialmente, na Família Salesiana, aprovada pelo Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. O Reconhecimento Pontifício Definitivo da Comunidade Católica aconteceu em 29 de junho de 2014, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. No mesmo ano, foi realizada a Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Canção Nova e também celebrados os 50 anos de sacerdócio de Monsenhor Jonas Abib.

Outro título recebido por ele foi o de Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral, outorgado pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano, em 31 de março de 2017.

Você pode Gostar de:

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …