Página Inicial / Notícias / 3ª Semana Brasileira de Catequese

3ª Semana Brasileira de Catequese

COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA  DE CATEQUESE
CONTEUDO ADQUIRIDO NO ENCONTRO DE ITAICI, DO DIA 6 aos 10 de outubro.
Relatório: 06/10/2009 CNBB reúne 500 catequistas para debater "Iniciação à Vida Cristã" na 3ª Semana Brasileira de Catequese
Conteudo
Atenta à evangelização dos católicos adultos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, através de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, de 6 a 11 de outubro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Especialistas e coordenadores de catequese das 271 dioceses do Brasil formarão uma assembléia de 460 pessoas para estudar o tema "Iniciação à vida cristã".
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom Eugênio Rixen, explica a importância do encontro para a Igreja. "Nós, religiosos, vamos refletir juntos a iniciação à vida cristã. Diante da descristianização galopante, da fragilidade que sentem muitos católicos frente aos desafios da realidade atual, diante de um mercado religioso cada vez mais diversificado, precisamos anunciar e testemunhar que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida" afirmou.
"A 3ª Semana Brasileira de Catequese tem a intenção de dar continuidade à caminhada catequética no Brasil, que teve como marco o Documento "Catequese Renovada", inspirado na Conferência de Medelín (1968). Este documento despertou-nos para uma catequese mais cristocêntrica, bíblica e transformadora", explicou a assessora da Comissão, irmã Zélia Maria Batista.
A 3ª Semana Brasileira de Catequese faz parte da programação do Ano Catequético Nacional, proclamada pela CNBB no mês de abril. O texto base intitulado "Catequese, caminho para o discipulado" foi amplamente estudado nas comunidades em preparação ao Ano Catequético e à Semana Brasileira de Catequese.
Cardeal Hummes
O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, confirmou presença na Semana de catequese. No dia 9, ele proferirá, às 9h, a conferência “Discípulos-missionários”.
Participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese.
“A Semana Brasileira de Catequese superou as expectativas”, diz dom Eugênio.
Em 11/10/2009 11:33:39 (403 leituras) 
Com a aprovação de uma "Carta aos catequistas" e de três propostas dos Regionais para a coordenação nacional da catequese foi encerrada, na manhã deste domingo, 11, a 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), iniciada no dia 6, em Itaici (SP). O evento foi realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Bíblico-catequética da Conferência dos Bispos.
O presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, destacou o grande número de bispos que participaram do evento e conclamou os padres a apoiarem mais a catequese. Participaram do evento 238 leigos, 89 religiosos (irmãos e irmãs), 3 diáconos, 127 padres e 25 bispos.
“Esta foi a Semana Brasileira que mais reuniu bispos. Isso foi motivo de alegria para todos nós”, disse. Dom Eugênio. “A 3ª SBC superou minhas expectativas”, concluiu.
A irmã Zélia Batista, assessora da Comissão, disse que a Semana a confirmou no serviço junto ao povo. “Estou sendo confirmada por vocês da SBC nesta missão de servir o povo”, sublinhou. Já Cecília Rover, também assessora da Comissão, conclamou os catequistas a terem “paixão pela catequese bíblica”.

Propostas aprovadas
Que a Bíblia seja verdadeiro instrumento de comunhão e inspiradora da unidade para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética.
1) Produzir subsídios para a formação de catequistas com enfoque na Iniciação à Vida Cristã;
2) Sistematizar um projeto de mobilização nacional para divulgar o processo de Iniciação à Vida Cristã junto aos Meios de Comunicação Social, pastorais, serviços, movimentos e organismos da CNBB e proporcionar a socialização das experiências de Iniciação à Vida Cristã;
3) Retomar a Catequese com Adultos na linha da formação para o discipulado em comunidade.

Carta aos catequistas
Itaici, Indaiatuba, 11 de outubro de 2009.
Queridos (as) catequistas,
“A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene” (Ef 6,24).
“Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15).
Estamos reunidos em Itaici, participando da III Semana Brasileira de Catequese. Aqui viemos de todos os cantos do país na certeza de que o Senhor caminha ao lado de cada catequista do Brasil. Louvamos e bendizemos ao Senhor por esta oportunidade de comunhão que reúne as diversidades, reveladoras da beleza da ação catequética manifestada em cada região desta grande nação.
“E Jesus perguntou: O que é que vocês andam conversando pelo caminho?” (Lc 24,17).
Como os discípulos de Emaús, viemos partilhar nossas dores e alegrias, sombras e luzes da caminhada catequética. Constatamos que não vivemos só uma época de mudanças, mas uma mudança de época. É nesta hora que o Espírito diz às Igrejas para encontrar novos caminhos.
“Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele” (Lc 24,27).
No espírito do Ano Catequético Nacional, refletimos sobre a Iniciação à Vida Cristã e a missão da catequese neste processo, como parte do caminho que conduz ao seguimento de Jesus Cristo.
A partir do encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo, queremos formar comunidades de discípulos missionários. Que pela presença amorosa de Deus em nossa vida, as nossas comunidades se tornem instrumentos do Reino, onde as pessoas façam a experiência de família, alicerçadas no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e na oração (cf. At 2,42).
“Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e o abençoou, depois partiu e deu a eles” (Lc 24,30).
Em clima celebrativo, nossa oração cotidiana, a partilha da Palavra e a Eucaristia têm sido momentos enriquecedores de nossa experiência pessoal de Cristo Jesus, quando abrimos mais ainda nossos olhos para reconhecer sua presença. Deixamo-nos guiar pelas luzes do Espírito Santo, que nos orienta, a fim de que trilhemos nossos caminhos fortalecidos pela graça do Senhor.
“Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém…” (Lc 24,33a).

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …