Página Inicial / Notícias / 50 anos de sacerdócio do arcebispo emérito Dom Bonifácio

50 anos de sacerdócio do arcebispo emérito Dom Bonifácio

A Arquidiocese de Cuiabá realiza, no dia seis de junho (domingo),às nove da manhã, na Catedral Senhor Bom Jesus, a celebração do jubileu de 50 anos de sacerdócio do arcebispo emérito Dom Bonifácio Piccinini. No mesmo dia, às 12 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, será servido almoço. As adesões podem ser adquiridas na Mitra Arquidiocesana ou no Hotel Mato Grosso Pálace, no centro da Capital. Para as comemorações,além de amigos e fiéis da Igreja de Cuiabá, Dom Bonifácio será prestigiado por um grupo de parentes de Santa Catarina.

Trajetória do bispo – Dom Bonifácio Piccinini nasceu, no dia 13 de maio de 1929, no município catarinense de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, a 130 quilômetros da Capital Florianópolis. Filho de José e Maria Stolf Piccinini, dom Bonifácio é o primeiro de oito filhos, entre os quais, além dele, três também são religiosos da Congregação Salesiana.Ainda menino foi para o seminário de Lorena, em São Paulo, onde fez o ginásio e iniciou os estudos filosóficos e fez a profissão perpétua como salesiano de Dom Bosco. Em 1955, foi para Turim, na Itália, onde, após concluir os cursos de Filosofia e Teologia, foi ordenado presbítero, em 1960, na Basílica de Maria Auxiliadora.Dois anos depois, em 1962, em Roma, defendeu a tese de doutorado em Filosofia. De volta ao Brasil, vai para Lorena e durante 12 anos exerce os cargos de administrador,professor e superior no Seminário Maior, na Faculdade de Filosofia e no Oratório São Luis.Em 1974, o padre Bonifácio Piccinini é transferido para o Seminário Menor de Lavrinhas, em São Paulo. E no ano seguinte, em julho de 1975, é nomeado pelo Vaticano arcebispo de Torres de Bizacena e Coadjutor com direito a sucessão do arcebispo de Cuiabá, dom Orlando Chaves.
Em outubro do mesmo ano, toma posse de suas altas funções,na Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. E em agosto de 1981, com o falecimento de Dom Orlando Chaves, Dom Bonifácio torna-se arcebispo Metropolitano e assume o governo da Igreja Católica da Capital de Mato Grosso. O lema dele é Fazer o bem aos pequeninos. Na caminhada de pastor, dom Bonifácio Piccinini,com seu dinamismo apostólico, além de garantir a organização de novas pastorais, estimulou a criação de dezenas de comunidades, especialmente nas zonas periféricas da grande Cuiabá. Dom Bonifácio também proporcionou a construção do Studio Eclesiástico Dom Aquino Correa, o Sedac, e recriou o Seminário Maior de Cuiabá onde viu,como arcebispo, a ordenação de inúmeros padres incardinados na Arquidiocese de Cuiabá.Como arcebispo, dom Bonifácio fez várias viagens à Roma para audiências com Sua Santidade, e ainda representou o Brasil nas Conferências Episcopais Latinoamericanas de Puebla, em 1979, e de Santo Domingo, em 1992. Dom Bonifácio Piccinini também teve o privilégio de receber em Cuiabá o peregrino papa João Paulo II, o Santo Padre, carinhosamente chamado pelo povo de João de Deus. Em 2004, quando atingiu 75 anos de idade, apresentou à Santa Sé o pedido de renúncia do cargo de pastor da Igreja de Cuiabá. Naquele ano, com a posse de Dom Milton dos Santos, Dom Bonifácio torna-se arcebispo emérito na Arquidiocese de Cuiabá. Neste ano, ao completar 81 anos, Dom Bonifácio continua desenvolvendo atividades pastorais na Mitra
Arquidiocesana como bispo emérito. Diariamente, como forma de manter a saúde, o bispo faz caminhadas por ruas de Cuiabá. A Arquidiocese de Cuiabá parabeniza Dom Bonifácio pelos seus oitenta anos de vida, e pede a Deus que, com a intercessão da nossa querida Mãe Santíssima,continue derramando bênçãos na vida dele.

O Papa: a fé em Jesus, o vínculo com Ele, nos abre para receber a seiva do amor de Deus

Permanecer no Senhor significa crescer no relacionamento com Ele, dialogar com Ele, acolher sua Palavra, …